O que é a trajetória de um móvel?

Índice

O que é a trajetória de um móvel?

O que é a trajetória de um móvel?

Trajetória de um Móvel é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno. É o conjunto das posições sucessivas ocupadas pelo móvel no decorrer do tempo em relação a um dado referencial.

O que é um ponto material?

Ponto material: É todo corpo cujas dimensões podem ser desprezadas em relação às distâncias envolvidas. Alguns exemplos: A Terra movendo-se em torno do Sol; um caminhão que viaja entre duas cidades distantes; uma balsa que se move ao longo de um rio etc.

Qual a posição inicial do ponto material?

No intervalo de tempo Δt = t – t0, o ponto material passa da posição inicial S0 para a posição S. Essa variação de posições do ponto material nesse intervalo de tempo é denominada deslocamento do móvel.

Qual a posição de um móvel?

A posição de um móvel, em cada instante, é a medida algébrica do segmento orientado que liga a origem 0 ao ponto em que se encontra o móvel. Para anotar as posições adotaremos s, t para representar o intervalo de tempo e o símbolo “0” subscrito ( t0, S0, V0 etc.) designando “inicial”.

Como é feita a trajetória?

– Paramétrico , desta maneira as coordenadas x, ye z são dadas com base em um parâmetro que, em geral, é escolhido como o tempo t . Nesse caso, a trajetória é composta pelas funções: x (t), y (t ) e z (t).

Qual a posição do móvel em uma trajetória retrógrado?

Também contrário ao gráfico anterior, o corpo inicia o movimento junto com a contagem de tempo, então, a posição inicial é zero e segue no sentido contrário à trajetória (posição negativa) caracterizando um movimento retrógrado. Um determinado móvel esta se deslocando em uma trajetória retilínea (MRU) segundo a função horária S = 4+28t. Pede-se:

Qual a equação explícita da trajetória?

A equação explícita da trajetória é encontrada limpando t da equação por x (t) e substituindo na equação de y (t). Para facilitar o trabalho algébrico, pode-se supor que a origem (0,0) esteja localizada no ponto de lançamento e, portanto, x o = y o = 0.

Postagens relacionadas: