Como calcular o módulo de um campo elétrico?
Como calcular o módulo de um campo elétrico?
O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
- Legenda: E – campo elétrico [N/C ou V/m]
- Q – carga geradora do campo elétrico [C]
- k0 – constante eletrostática do vácuo [8,99.109 N.m²/C²]
- d – distância do ponto até a carga geradora.
Como é definida a intensidade de um campo elétrico?
O campo elétrico é uma grandeza vetorial que pode ser utilizada para medir a força exercida em cada carga de teste colocada dentro desse campo. ... A intensidade da força será maior quanto mais próximo a carga teste estiver da carga geradora do campo e menos intensa quanto mais longe da carga geradora.
Como é formado o campo elétrico?
O campo elétrico é formado por linhas de força que estão orientadas de acordo com o sentido do vetor campo elétrico. Quando a carga que gera o campo elétrico é positiva, as linhas de força são centrífugas, ou seja, partem do centro para fora. E quando a carga geradora é negativa, as linhas de força são centrípetas, isto é, de fora para dentro.
Qual o valor do módulo elétrico?
O campo elétrico é sempre na direção y, mas pode ter o sentido + ou -, além disso, seu módulo pode assumir qualquer valor. Teta é o ângulo entre a mediatriz do dipolo e a direção do campo elétrico. A carga verde é positiva, e a vermelha, é negativa. Ambas têm o mesmo valor, como deve ser no caso de um dipolo.
Quais são os parâmetros do campo elétrico?
Vários parâmetros podem ser alterados pelo usuário. O campo elétrico é sempre na direção y, mas pode ter o sentido + ou -, além disso, seu módulo pode assumir qualquer valor. Teta é o ângulo entre a mediatriz do dipolo e a direção do campo elétrico. A carga verde é positiva, e a vermelha, é negativa.
Qual a intensidade de um campo elétrico?
E = E (+) + E (-) (I) A intensidade de um campo elétrico é dada pela equação: Logo, aplicando essa fórmula aos termos da equação I, segue: No ponto P, observe que o triângulo em destaque ...