Qual exame detecta pericardite?
Índice
- Qual exame detecta pericardite?
- Como identificar uma pericardite?
- Como diagnosticar miocardite?
- Quais são os tipos de pericardite?
- Qual a principal complicação da pericardite aguda?
- Como fazer o diagnóstico da pericardite?
- Como se trata a pericardite?
- Qual a forma crônica da pericardite?
- Quais doenças podem provocar pericardite?
Qual exame detecta pericardite?
Esse problema pode ser investigado através do Raio-X e do Eletrocardiograma. Outro exame comum de ser indicado é o Ecocardiograma, conhecido também como ultrassom do coração. Ele é essencial porque permite detectar se o pericárdio está mais espesso.
Como identificar uma pericardite?
O sintoma mais comum da pericardite aguda é uma intensa dor no peito e a dificuldade para respirar. Por se tratar de uma inflamação próxima ao coração, a dor em muitos casos acaba sendo confundida com a dor de um infarto do miocárdio, especialmente se acontecer com um paciente que possui alto risco cardiovascular.
Como diagnosticar miocardite?
O diagnóstico baseia-se no eletrocardiograma (ECG), em medições de biomarcadores cardíacos, exames de imagem do coração e biópsia do músculo cardíaco. O tratamento depende da causa e inclui medicamentos para tratar insuficiência cardíaca e arritmias e, raramente, cirurgia.
Quais são os tipos de pericardite?
Pericardite baseada em causas
- Pericardite constritiva. ...
- Efusão Pericardial. ...
- Tamponade cardíaco. ...
- Pericardite viral. ...
- Pericardite purulento. ...
- Pericardite tuberculosa. ...
- Pericardite da radiação. ...
- Pericardite traumático.
Qual a principal complicação da pericardite aguda?
A principal complicação da pericardite aguda é a formação de líquido em grande quantidade no pericárdio, causando o tamponamento cardíaco.
Como fazer o diagnóstico da pericardite?
O diagnóstico da pericardite geralmente começa com o médico, no próprio consultório, questionando o paciente sobre seu histórico clínico e por meio de um exame físico geral, em que o especialista ouve atentamente aos sons cardíacos e pulmonares. Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.
Como se trata a pericardite?
Dependendo das causas de pericardite, elas também devem ser tratadas individualmente. Para a maioria dos casos leves de pericardite, o repouso e o uso de medicamentos vendidos sem necessidade de prescrição médica, como analgésicos, podem ser usados para aliviar a dor causada pela doença.
Qual a forma crônica da pericardite?
A forma crônica dessa doença tem início gradual e persiste durante um tempo maior. Os principais sinais e sintomas da pericardite são: Dor no peito aguda e contínua;
Quais doenças podem provocar pericardite?
Doenças autoimunes – Várias doenças de origem imunológica podem provocar pericardite. Ente elas, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, esclerose sistêmica, doença mista do tecido conjuntivo e vasculites. Doença inflamatória intestinal – A pericardite pode ocorrer em pacientes com retocolite ulcerativa ou doença de Crohn.