Como achar o conjunto domínio de uma função?

Índice

Como achar o conjunto domínio de uma função?

Como achar o conjunto domínio de uma função?

Ao calcular o domínio de uma função com fração, deve-se excluir todos os valores de x que deixam o denominador igual a zero, pois é impossível dividir um número por zero. Logo, escreva o denominador como uma equação e deixe-a igual a zero. Veja como: f(x) = 2x/(x2 - 4).

Como determinar o domínio de uma função?

Através de alguns exemplos, demonstraremos como determinar o domínio de uma função, isto é, descobrir quais os números que a função não pode assumir para que a sua condição de existência não seja afetada. Nesse caso, o denominador não pode ser nulo, pois não existe divisão por zero na Matemática. Portanto, D (f) = {x ? R / x ≠ 1} = R – {1}.

Como escrever a imagem de um domínio?

Escreva os valores da imagem com a notação adequada. Assim como o domínio, a imagem deve ser escrita da mesma forma. Use um colchete quando o número estiver incluído no domínio em questão ou, caso contrário, um parêntese. A letra U indica a união que interliga partes de um domínio que pode estar separado por um intervalo.

Como podemos classificar as funções?

Podemos classificar as funções de acordo com as propriedades específicas que elas possuem. Essas propriedades retratam o comportamento que elas terão em certas condições. Um função f: A → B é injetora ou injetiva se, e somente se, os elementos distintos em A possuem elementos distintos em B.

Como calcular o valor y da função?

Calcule o valor y do vértice da função. Insira a coordenada x na função para calcular o valor y correspondente do vértice. Esse valor y representa o fim da imagem da função. Calcule a coordenada y: y = 3x 2 + 6x - 2 = 3 (-1) 2 + 6 (-1) -2 = -5. O vértice dessa função é o ponto (-1, -5).

Postagens relacionadas: