Como calcular o raio iônico?
Como calcular o raio iônico?
O raio iônico é medido em picómetros { 1 pm=10−12 m ou ångström ( 1 Å=10−10 m )}, e como o raio atômico, é a distância entre o centro do núcleo do átomo até o elétron estável mais afastado do mesmo, porém não fazendo referência a um átomo, mas ao seu íon (cátion ou ânion), visto que o ganho ou a perda de elétrons são ...
Como saber qual elemento possui maior raio?
Raio Atômico e Família A diferença entre um elemento e outro na mesma família na tabela periódica é o número de camadas eletrônicas. Logo, quanto maior o número de camadas, maior será o raio atômico. Nesse sentido, a leitura do raio atômico na família é feita de cima para baixo.
Qual o tamanho do raio iônico?
Denomina-se de raio iônico o tamanho que um átomo passa a apresentar após a perda ou o ganho de um ou mais elétrons. Observação: Quando um átomo perde elétrons, ele é denominado de cátion (representado por X + ). Já se o átomo ganha elétrons, ele passa a ser denominado de ânion (representado por Y - ).
Como é medido o raio iônico?
O raio iônico é medido em picómetros { 1 pm=10 −12 m ou ångström ( 1 Å=10 −10 m )}, e como o raio atômico, é a distância entre o centro do núcleo do ...
Como ocorre o raio de um íon?
As duas situações apresentadas a seguir exemplificam bem o que ocorre com o raio de um íon: Enquanto o átomo neutro de sódio apresenta onze prótons (esferas amarelas) e onze elétrons (esferas vermelhas), o cátion sódio apresenta onze prótons e dez elétrons.
Qual é o raio de um átomo?
Observando a representação, temos que o raio de um átomo deve ser calculado a partir da seguinte relação: O raio atômico é muito influenciado pela atração promovida pelos prótons do núcleo sobre os elétrons presentes nos orbitais (nos níveis), por isso, quanto maior o número de prótons, maior é a atração sobre os elétrons.