Porque precisamos estabelecer um referencial para dizer que um objeto está em repouso ou movimento?
Índice
- Porque precisamos estabelecer um referencial para dizer que um objeto está em repouso ou movimento?
- Quando é que se considera um corpo em repouso?
- Quais são as variáveis da cinemática que serão usadas para descrever o movimento de móveis?
- Quando te perguntam se você está em movimento ou em repouso como deve ser dado a resposta?
- Por que o estado de movimento é algo relativo?
- Qual a posição do referencial em movimento?
- Será que o movimento e o repouso são relativos?
- Quais são as constantes do movimento?
- Quando se altera a posição de um objeto?
Porque precisamos estabelecer um referencial para dizer que um objeto está em repouso ou movimento?
Um corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua posição em esse referencial variar no passar do tempo. Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.
Quando é que se considera um corpo em repouso?
Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial.
Quais são as variáveis da cinemática que serão usadas para descrever o movimento de móveis?
Para entender melhor a cinemática, precisamos estar a par de variáveis como Deslocamento, Velocidade, Tempo e Aceleração.
Quando te perguntam se você está em movimento ou em repouso como deve ser dado a resposta?
Se você responder a pergunta com relação à cama na qual está deitado, com certeza você estará em repouso. Agora, imagine que há um observador no Sol e de lá ele vê você deitadinho em sua cama; como a Terra gira em torno do Sol e você está sobre a Terra, logo ele perceberá você em movimento.
Por que o estado de movimento é algo relativo?
Todo movimento é relativo a um referencial, pois movimentos dependem de um referencial. Um corpo sempre estará, simultaneamente, em repouso em relação a alguns referenciais e movimentando-se relativamente a outros.
Qual a posição do referencial em movimento?
Assim, um ponto material considera-se em movimento quando em relação a um dado referencial, sua posição nesse referencial varia com o passar do tempo. Nesse caso, sendo o referencial o homem sentado na grama, o rapaz passageiro do ônibus está em movimento, e se ele muda sua posição no decorrer do tempo, o observador pode visivelmente notar.
Será que o movimento e o repouso são relativos?
Conclui-se que movimento e repouso são relativos, ou seja, dependem do sistema de referência adotado. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Motorista de ônibus, o referencial determina seu estado de movimento ou repouso.
Quais são as constantes do movimento?
Sabendo que, para haver o movimento, as duas constantes (variação de espaço e variação de tempo) são diferentes de zero. Variação de espaço (ΔS): diferença entre a posição ocupada pelo objeto no instante final (S f) de observação e no instante inicial (S i ).
Quando se altera a posição de um objeto?
Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial. Trajetória: linha que determina as diversas posições do objeto ao decorrer do tempo. Deslocamento: distância percorrida entre o espaço inicial e final da trajetória.