Como deve ser o perfil de um assistente social?

Índice

Como deve ser o perfil de um assistente social?

Como deve ser o perfil de um assistente social?

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.

O que um assistente social pode trabalhar?

Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos – como secretarias de saúde, postos de saúde e hospitais – e ONGs. As oportunidades para o profissional de serviço social têm aumentado cada vez mais nas capitais.

Como assistente social pode trabalhar por conta própria?

O assistente social pode atuar de forma autônoma (como consultor de políticas sociais, por exemplo), ou integrar equipes multidisciplinares em empresas privadas, ONGs, associações, movimentos sociais, universidades (como docente ou pesquisador), hospitais, creches, escolas, unidades de saúde, institutos técnicos e ...

O que é preciso ter para ser assistente social?

Disciplinas do curso de Serviço Social

  • Sociologia. Esta é uma das disciplinas que está na base do curso de Serviço Social. ...
  • Filosofia. ...
  • Antropologia. ...
  • Direito e Legislação Social. ...
  • Política Social. ...
  • Pesquisa em Serviço Social. ...
  • Estado, Sociedade e Movimentos Sociais. ...
  • Administração e Planejamento em Serviço Social.

Quanto ganha um assistente social no hospital?

R$3.103,55 Salario. A média salarial para assistentes sociais que desempenham atividades hospitalares é de R$3.103,55.

O que é o sigilo profissional do assistente social?

O sigilo, aqui, protege o usuário em tudo aquilo que o assistente social tome conhecimento, como decorrência de sua atividade profissional. A exceção a regra é admitida pelo artigo 18, somente quando se tratar de situação de extrema gravidade que traga, inequívoco, prejuízo aos interesses dos usuários ou de terceiros.

O que faz um assistente social autônomo?

Atua no âmbito da relação econômica, capital e trabalho e compõe o tradicional Sistema “S”. ... Sua finalidade, em geral, é a de prestar assistência ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais. Sua criação decorre de lei que institui ou autoriza a sua instituição.

Como funciona o assistente social?

O Assistente Social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, em áreas como: Educação. Saúde.

Qual a profissão de assistente social?

A profissão de assistente social é regulamentada assim como é para advogados, médicos e profissionais de investimentos. Após o término do curso, é preciso cadastrar-se no Conselho Regional de Serviço Social e obter o cadastro do CRESS. Esta área de estudo tem um cunho mais humanista. A leitura e a elaboração de pesquisas serão constantes.

Como o assistente social atua no exército?

Em hospitais do exército, o assistente social faz sua análise crítica socioeconômica e sociofamiliar dos militares, prestando apoio de cunho social, psicológico e realizando a mobilização de recursos até a alta médica. Além de desenvolver e implementar programas sociais e políticas públicas focadas neste grupo social.

Quem é o assistente social brasileiro?

O profissional formado em Serviço Social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores. A grande maioria dos assistentes sociais brasileiros, segundo o Conselho Federal de Serviço Social, trabalha no setor público, em órgãos municipais, estaduais e federais.

Postagens relacionadas: