Como deve ser a abordagem a uma pessoa surda?
Índice
- Como deve ser a abordagem a uma pessoa surda?
- Quais são as três principais abordagens de ensino na educação de surdos?
- O que é abordagem oralista?
- O que é Oralismo como metodologia na educação de surdos?
- Qual a lei que ampara a pessoa surda como sujeito surdo?
- Qual seria a melhor forma de se ofertar a escolarização para o surdo?
- Quais são as principais abordagens de ensino?
- Qual a metodologia usada na educação dos surdos na escola regular e bilíngue?
- Qual o fundamento da abordagem Oralista?
- O que é abordagem bilíngue?
- Como os surdos precisam de acessibilidade para se comunicar?
- Quais são as mãos da pessoa cega e surda?
- Como funciona o mundo para os surdos?
- Como é a educação dos surdos?
Como deve ser a abordagem a uma pessoa surda?
Parte do princípio que o surdo deve adquirir como sua primeira língua, a língua de sinais com a comunidade surda. Isto facilitaria o desenvolvimento de conceitos e sua relação com o mundo. Aponta o uso autônomo e não simultâneo da Língua de Sinais que deve ser oferecida à criança surda o mais precocemente possível.
Quais são as três principais abordagens de ensino na educação de surdos?
O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo.
O que é abordagem oralista?
A abordagem educacional oralista é aquela que visa a capacitar a pessoa surda de utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial tanto nas relações sociais como em todo processo educacional.
O que é Oralismo como metodologia na educação de surdos?
O método oralista objetivava levar o surdo a falar e a desenvolver a competência linguística oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente do modo mais normal possível, integrando-se como um membro produtivo do mundo dos ouvintes.
Qual a lei que ampara a pessoa surda como sujeito surdo?
A Lei de Libras 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na área da educação.
Qual seria a melhor forma de se ofertar a escolarização para o surdo?
Para haver a inclusão, por exemplo, o ideal seria que a escola adotasse dois focos de aprendizagem: a língua de sinais, Libras, e a Língua Portuguesa. Assim, alunos surdos e ouvintes teriam a oportunidade de comunicar melhor, compartilhar experiências e tornar a educação mais igual.
Quais são as principais abordagens de ensino?
Você conhece as principais abordagens teóricas da educação?
- Tradicionalista. Nesse modelo de educação a figura do professor é imprescindível. ...
- Comportamental. A abordagem comportamental é embasada na empiria, na experiência. ...
- Humanista. ...
- Cognitivista. ...
- Histórico-crítica. ...
- Libertadora. ...
- Libertária.
Qual a metodologia usada na educação dos surdos na escola regular e bilíngue?
PEDAGOGIA SURDA Essa metodologia defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos desde a educação infantil. Mas o ideal é que as crianças surdas, filhas de pais ouvintes, sejam inseridas na escola bilíngue, assim que diagnosticada a surdez.
Qual o fundamento da abordagem Oralista?
Segundo Goldfeld (2002, p. 34), a finalidade do “oralismo é fazer a reabilitação da criança surda em direção a normalidade”, estimulando-a a integrar-se na comunidade ouvinte. oralidade quanto dos sinais, gestos, mímicas ou qualquer outro recurso que contribuísse para a ocorrência da comunicação.
O que é abordagem bilíngue?
O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. ... Nesta proposta entende-se a Língua sinalizada como materna para o sujeito surdo, devido suas características, por primazia visual, que compensam eficazmente a falta de comunicação, situação imposta pela deficiência auditiva.
Como os surdos precisam de acessibilidade para se comunicar?
E como os surdos dependem da língua de sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras e todos os lugares, desde as escolas até a internet – o que não faz tanta diferença assim para quem é deficiente auditivo. Diferentemente dos surdos, os deficientes auditivos têm uma identidade muito mais relacionada ao mundo ouvinte.
Quais são as mãos da pessoa cega e surda?
As mãos são os ouvidos, os olhos e a voz de muitas pessoas cegas e surdas. A conexão física permite uma comunicação contínua. Uma pessoa cega e surda pode não perceber que você está tentando falar com ela. O contato físico permite a ela sentir sua tentativa de interação e transmite uma conexão física.
Como funciona o mundo para os surdos?
David Peter explica como o mundo funciona para os surdos. Aos 21 anos de idade eu sou o funcionário mais novo da 1000memories, a startup onde eu trabalho¹.Eu sou também o primeiro funcionário surdo que eles contratam. Claro tratando-se de uma startup, eu provavelmente sempre serei o primeiro.
Como é a educação dos surdos?
A educação dos surdos é um assunto para outro post, já que é uma grande discussão na comunidade surda. O ponto principal aqui é chamar a atenção para como é primordial a gente conhecer mais sobre o universo da surdez. No final das contas a decisão sobre a nomenclatura é individual, mas a gente precisa entender os significados que existem por trás!