Como deve ser a inclusão do surdo na escola regular e como possibilitar a sua aprendizagem?
Índice
- Como deve ser a inclusão do surdo na escola regular e como possibilitar a sua aprendizagem?
- Como deve ser garantido o acesso a Libras as pessoas surdas que frequentam a escola?
- Quais as estratégias metodológicas são necessárias para a aprendizagem dos alunos surdos?
- Quais as leis que garantem o acesso da criança surda a educação e sua inserção na sociedade?
- Que benefícios trouxeram para a comunidade surda qual a contribuição feita pelo governo?
- Como se desenvolve a inclusão dos alunos surdos nas escolas?
- Qual a política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais?
- Quais são as discussões que envolvem o ensino para surdos?
- Por que a escola deve trabalhar pela inclusão?
Como deve ser a inclusão do surdo na escola regular e como possibilitar a sua aprendizagem?
A inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.
Como deve ser garantido o acesso a Libras as pessoas surdas que frequentam a escola?
De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.
Quais as estratégias metodológicas são necessárias para a aprendizagem dos alunos surdos?
Trabalhar com filmes, manchetes de jornais, textos literários, programas televisivos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa para todos os alunos. Se essas táticas ajudam os alunos ouvintes a um melhor entendimento das atividades propostas, para os alunos surdos elas são ainda mais imprescindíveis.
Quais as leis que garantem o acesso da criança surda a educação e sua inserção na sociedade?
A Lei de Libras 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na área da educação.
Que benefícios trouxeram para a comunidade surda qual a contribuição feita pelo governo?
O reconhecimento da Língua de Sinais como língua natural da comunidade surda permitiu o fortalecimento identitário do grupo. ... A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LÍBRAS) como “meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados”.
Como se desenvolve a inclusão dos alunos surdos nas escolas?
Este estudo teve como finalidade promover uma reflexão sobre como vem se desenvolvendo a inclusão dos alunos Surdos nas escolas em turmas do ensino regular da rede pública de Educação, principalmente quanto à questão da comunicação e a construção de conhecimento, numa proposta bilíngue_ Língua de Sinais (L1) e Língua Portuguesa (L2).
Qual a política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais?
A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas ...
Quais são as discussões que envolvem o ensino para surdos?
RESUMO: Muitas discussões e desafios que envolvem o ensino para surdos vêm sendo realizadas no campo das licenciaturas e, consequentemente, na Pedagogia.
Por que a escola deve trabalhar pela inclusão?
A partir do momento em que a escola cria um ambiente estrutural que preza pela inclusão, ela deve trabalhar a interação entre os alunos. Desse modo, é mais do que importante propor atividades que incentivem o aprendizado em equipe, fazendo os pequenos lidarem com as diferenças de forma natural.