Como é a Cadeira de Rodas do Handebol adaptado?

Índice

Como é a Cadeira de Rodas do Handebol adaptado?

Como é a Cadeira de Rodas do Handebol adaptado?

O Handebol Adaptado em Cadeiras de Rodas é parecido com a modalidade do Handebol tradicional, sua maior diferença está na redução da trave para 1,60m, através da colocação de uma espécie de placa de 48 cm que possibilita a defesa do goleiro.

Como surgiu o Handebol adaptado de Cadeira de Rodas?

O Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) surgiu no ano de 2005 pelos professores Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato, com objetivo de promover a prática por pessoas com deficiência física possibilitando a inclusão social; proporcionar melhoras psicológicas nos participantes; estimular a ...

Quais as modalidades do Handebol em Cadeira de Rodas?

Esta modalidade esportiva foi pensada para que pessoas portadoras de deficiência física pudessem praticar o handebol de duas formas diferentes: através do Handebol Sete (Handball Seven ou HCR7) e do Handebol Quatro (Handball Four ou HCR4).

Quais adaptações foram feitas no Handebol?

A proposta de adaptação das regras possibilitou a criação de duas modalidades: o HCR7, que adapta as regras do Handebol de Salão para o jogo em Cadeira de Rodas, priorizando a inclusão, e o HCR4, que adapta as regras do Handebol de Areia, privilegiando a plasticidade do jogo, tornando-o agradável e atraente para ...

Qual é a origem do handebol adaptado?

O Handebol em Cadeira de Rodas é uma modalidade de desporto adaptado, que teve sua origem na década de 90 em Campinas, tendo sido sistematizado como desporto no ano de 2005 em Toledo, no Paraná. Consiste em duas modalidades básicas: HCR 7: jogado por duas equipes de sete jogadores e o mesmo número de reservas.

Como é constituída uma equipe de handebol adaptado?

O handebol de sete cadeiras é disputado por duas equipes com sete jogadores3 com o mesmo número de reservas, ou seja, uma equipe é composta por 14 jogadores. As regras e punições são praticamente as mesmas do handebol para pessoas sem deficiências.

Quando e onde surgiu o handebol em cadeira de rodas?

O Handebol em Cadeira de Rodas é uma modalidade de desporto adaptado, que teve sua origem na década de 90 em Campinas, tendo sido sistematizado como desporto no ano de 2005 em Toledo, no Paraná.

Quem pode jogar o handebol de cadeira de roda?

Podem praticar o handebol em cadeira de ro- das as pessoas com deficiência física que tenham comprometimento dos membros inferiores, como lesão medular, amputação, sequela de poliomielite e les autres (nomenclatura que congrega outros fatores que causam limitação física e motora)(9).

Quais são as duas categorias de handebol em cadeira de rodas?

Em geral, as equipes de Handebol de Cadeira de Rodas se dividem em HCR7 masculino; HCR7 feminino; HCR7 misto; HCR4 feminino A; HCR4 feminino B; HCR4 masculino A e B; HCR4 misto. A participação de todas as categorias e naipes em uma única competição é uma escolha do regulamento do torneio.

Que país criou o handebol em cadeira de rodas?

A modalidade do handebol adaptado para cadeiras de rodas (HCR) foi criada na Universidade Paranaense (Unipar – Campus Toledo/PR) pelos professores Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato em 2005.

Como é o handebol de quatro cadeiras?

O handebol de quatro cadeiras, por sua vez, é bastante diferente do handebol de sete cadeiras. Essa modalidade é disputada por duas equipes de quatro jogadores com o mesmo número de reservas, com três jogadores de linha e um goleiro5.

Posso deslocar a bola na cadeira de rodas?

Uma adaptação é com relação aos impulsos (que substituem as “passadas” na cadeira de rodas), não podendo ultrapassar três4. Não é permitido ao jogador deslocar-se com a bola nas mãos, exceto se o mesmo recebê-la em movimento e não realizar nenhum impulso na cadeira.

Qual a diferença entre handebol e handebol adaptado?

No que diz respeito à defesa do gol, no entanto, existem diferenças entre o handebol convencional e o handebol adaptado. A função de proteger o gol não é fixa nesta última modalidade (não há uniforme diferente para os jogadores da mesma equipe), ou seja, qualquer atleta pode atuar como goleiro.

Postagens relacionadas: