O que é escrituração contábil centralizada?

Índice

O que é escrituração contábil centralizada?

O que é escrituração contábil centralizada?

CENTRALIZADA. A centralização acontece quando a escrituração de toda a empresa, o levantamento das demonstrações contábeis e a apuração do resultado são feitas por uma matriz. ... Dessa forma pode-se checar dados contábeis de cada filial e apurar os seus resultados como elas fossem totalmente independentes.

Qual a diferença entre contabilidade centralizada e descentralizada?

A contabilização centralizada é a opção pela escrituração da empresa como um todo – como se não existissem filiais; em outras palavras, como se a empresa fosse um estabelecimento único. ... A contabilização descentralizada pode ser feita parcialmente, quando a matriz opta por descentralizar apenas parte da escrituração.

Qual a forma de escrituração contábil de filiais?

De acordo com o art. 252 do RIR/99 e a ITG 2.000, aprovada pela Resolução CFC nº 1.330/11 - Da Escrituração Contábil de Filiais, a escrituração contábil de matriz e filiais poderá ser centralizada ou não centralizada. Portanto, a entidade que possuir filiais poderá optar por uma ou outra forma de escrituração.

Como pode ser feita a escrituração contábil?

Em outros termos, a empresa pode possuir livros únicos de escrituração contábil (Diário e Razão) na matriz, mas a escrituração pode ser feita por uma filial localizada em outra cidade, estado ou país.

Qual a finalidade da escrituração contábil descentralizada?

No caso de escrituração contábil descentralizada, o empresário individual, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI e as sociedades que possuírem filial em outra unidade federativa deverão requerer a autenticação dos instrumentos de escrituração respectivos à Junta Comercial onde a filial estiver situada.

Qual a forma de escrituração das filiais?

Portanto, a entidade que possuir filiais poderá optar por uma ou outra forma de escrituração. Na hipótese de manter a escrituração descentralizada, ao final de cada mês, o resultado de cada uma das filiais deverá ser incorporado na escrituração da matriz e o Livro Diário das filiais funcionará como um diário auxiliar.

Postagens relacionadas: