Como deve proceder para escrituração contábil de filial?
Índice
- Como deve proceder para escrituração contábil de filial?
- Como contabilizar transferência entre contas bancárias matriz e filial?
- Como calcular o Simples Nacional de matriz e filial?
- Qual a forma de escrituração contábil de filiais?
- Como pode ser feita a escrituração contábil?
- Como proceder na contabilização de transações entre matriz e filiais?
- Como é possível transferir números da filial para a matriz?
Como deve proceder para escrituração contábil de filial?
A entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deve ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades (1).
Como contabilizar transferência entre contas bancárias matriz e filial?
Contabilmente as transferências entre matriz e filiais devem ser efetuadas utilizando-se contas transitórias no balanço da matriz e da filial no ativo circulante em disponibilidades.
Como calcular o Simples Nacional de matriz e filial?
O fato de empresa optante pelo Simples Nacional possuir uma filial não aumenta o sublimite de receita bruta anual, devendo ser somadas as receitas de ambas (matriz e filial) para fins de cálculo de qualquer limite ou sublimite referente ao Simples Nacional.
Qual a forma de escrituração contábil de filiais?
De acordo com o art. 252 do RIR/99 e a ITG 2.000, aprovada pela Resolução CFC nº 1.330/11 - Da Escrituração Contábil de Filiais, a escrituração contábil de matriz e filiais poderá ser centralizada ou não centralizada. Portanto, a entidade que possuir filiais poderá optar por uma ou outra forma de escrituração.
Como pode ser feita a escrituração contábil?
Em outros termos, a empresa pode possuir livros únicos de escrituração contábil (Diário e Razão) na matriz, mas a escrituração pode ser feita por uma filial localizada em outra cidade, estado ou país.
Como proceder na contabilização de transações entre matriz e filiais?
No presente trabalho, desenvolveremos alguns exemplos de contabilização de transações entre matriz e filiais para que o leitor tenha uma base de como proceder em algumas situações e das diversas possibilidades de registro e de controle existentes.
Como é possível transferir números da filial para a matriz?
Transferência de numerários da conta corrente filial para conta corrente matriz. Essa operação poderia ser simplificada por meio de depósito feito diretamente do caixa da filial para a conta-corrente bancária da matriz, que é perfeitamente possível com o sistema bancário atual, mesmo que a filial e a matriz estejam localizadas em cidades distantes.