Quantos habitantes para ter CRAS?
Índice
- Quantos habitantes para ter CRAS?
- Como deve ser o espaço do CRAS?
- Como é formada a equipe do CRAS?
- Qual o papel do CRAS na sociedade?
- Qual deve ser a formação do coordenador do CRAS?
- Quais serviços são oferecidos pelo Cras?
- Quais são as diretrizes do CRAS?
- O que o CRAS desenvolve?
- Quem faz parte da equipe do CRAS?
- Quais profissionais que atuam no Cras?
- Como o CRAS está estruturado?
- Quais são as funções do CRAS?
- Quais são as dimensões de desenvolvimento do CRAS?
- Como devem ser estabelecidos os CRAs?
Quantos habitantes para ter CRAS?
1) CRAS em território referenciado por até 2.500 famílias - capacidade de atendimento: até 500 famílias/ano; 2) CRAS em território referenciado por até 3.500 famílias - capacidade de atendimento: até 750 famílias/ano; 3) CRAS em território referenciado por até 5.000 famílias - capacidade de atendimento: até 1.000 ...
Como deve ser o espaço do CRAS?
Espaço físico, organização do mesmo e das atividades, funcionamento e recursos humanos devem manter coerência com a concepção de trabalho social com famílias, diferenciando o serviço que deve dos que podem ser ofertados no CRAS.
Como é formada a equipe do CRAS?
A equipe do Cras foi definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social de 2006 (NOB/RH Suas) e seu tamanho varia de acordo com a quantidade de famílias que são atendidas na região. ... “A equipe pode ser composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.
Qual o papel do CRAS na sociedade?
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Qual deve ser a formação do coordenador do CRAS?
É imprescindível que todo CRAS tenha, em sua equipe de referência, um (a) coordenador (a), com nível superior e experiência em trabalhos com comunidades e em gestão de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.
Quais serviços são oferecidos pelo Cras?
Serviços oferecidos pelo CRAS
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
- Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV)
- Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.
Quais são as diretrizes do CRAS?
Qual é a equipe de referência do CRAS?
Famílias referenciadas | Capacidade de atendimento anual | Equipe de referência |
---|---|---|
5.000 | 1.000 famílias | Quatro técnicos com nível médio e quatro técnicos com nível superior, sendo dois assistentes sociais, um psicólogo e um profissional que compõe o SUAS. |
O que o CRAS desenvolve?
A Equipe Técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais, ...
Quem faz parte da equipe do CRAS?
Com relação aos serviços da Proteção Social Básica, que são desenvolvidos no CRAS, a equipe de referência deve ser composta da seguinte forma, conforme o porte do município: Pequeno Porte I: 2 técnicos (as) de nível superior: 1 assistente social e 1 psicólogo (a); 2 técnicos (as) de nível médio.
Quais profissionais que atuam no Cras?
2 técnicos de nível superior, sendo 1 assistente social e o outro, obrigatoriamente, psicólogo; 3 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais e, obrigatoriamente1 psicólogo; 4 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 profissional que compõe o SUAS; 2 técnicos de nível médio.
Como o CRAS está estruturado?
Falaremos, nesse texto, apenas do equipamento destinado à proteção básica, o CRAS. Como o CRAS está estruturado?
Quais são as funções do CRAS?
O capítulo 3 apresenta as funções que diferenciam o CRAS de qualquer outra unidade da rede so- cioassistencial de proteção básica: a gestão territorial e a oferta do Programa de Atenção Integral à Família - PAIF.
Quais são as dimensões de desenvolvimento do CRAS?
O capítulo 5 introduz duas dimensões de desenvolvimento do CRAS, a saber o espaço físico e o pe- ríodo de funcionamento. Salienta ainda a obrigatoriedade de instalação da placa de identificação do CRAS, conforme previsto em Resolução 06, de 01 de julho de 2008, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Como devem ser estabelecidos os CRAs?
Nos municípios de médio e grande porte, os CRAS devem ser estabelecidos nos territórios com maior índice de vulnerabilidade, já nas cidades de pequeno porte podem ser constituídos nos locais de fácil acesso para toda a população.