O que é a classe hospitalar e quais são elas?

Índice

O que é a classe hospitalar e quais são elas?

O que é a classe hospitalar e quais são elas?

Para melhor compreensão, o Ministério da Educação – Secretaria da Educação Especial (MEC/SEESP) define como Classe Hospitalar: “[...] o atendimento pedagógico- educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, como tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do ...

Como deve ser a preparação e atuação do professor hospitalar?

O professor, neste caso, precisa ter um planejamento estruturado e flexível. O ambiente da classe hospitalar deve ser acolhedor, um espaço pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a criança ou adolescente enfermo melhorem emocional, mental e fisicamente.

Quando surgiu a classe hospitalar?

Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais.

Qual a formação de um pedagogo hospitalar?

Para trabalhar no ramo, é necessário possuir um diploma de Licenciatura em Pedagogia ou uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar. Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar.

Como o MEC reconhece a classe hospitalar?

A Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC reconhece a Classe hospitalar como sendo uma modalidade de atendimento educacional às crianças e jovens (internados) que necessitem de educação especial e que estejam em tratamento hospitalar (MEC/SEESP, 1994).

Quais são os principais desafios de atuação do pedagogo que atua no ambiente hospitalar?

Constatamos alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar: direito negado, desvalorização da Pedagogia Hospitalar; relação com sofrimento e morte; relação pedagogo e família; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados.

Quais as competências do pedagogo no ambiente hospitalar?

As competências docentes influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, o professor da Pedagogia Hospitalar tem como objetivo promover aprendizagem crítica e reflexiva mediante a situação biopsicossocial que o aluno-paciente se encontra.

Quando aa pedagogia hospitalar ou a primeira classe hospitalar surgiu no Brasil?

Embora alguns autores considerem que a pedagogia hospitalar no Brasil surgiu no início do século XX com a classe hospitalar do Pavilhão-Escola Bourneville do Hospital Nacional de Alienados no Rio de Janeiro, adotaremos a visão de autores que não comungam dessa versão, por entender que as condições inadequadas de ...

Quem organiza a educação nos hospitais brasileiros?

CLASSE HOSPITALAR A Classe Hospitalar foi denominada pelo Ministério da Educação (MEC), como um atendimento pedagógico-educacional realizado em ambientes de tratamento de saúde, em caso de internação ou em atendimento hospitalar- dia e hospital- semana ou até mesmo em atenção à saúde mental do paciente.

Qual a formação necessária para ser um bom professor?

A formação continuada aprimora, ainda, as ações de gestão de diretores, coordenadores e orientadores, otimizando processos e fortalecendo a comunicação entre os diferentes níveis hierárquicos. O que é preciso para ser um bom professor? É preciso mais do que vocação e afinidade com o ensino para ser um bom professor.

Como se caracteriza o trabalho da classe hospitalar?

Este trabalho caracteriza - se por educação especial realizado com diferentes atividades e por atender crianças e adolescentes internados, recuperando a criança num processo de inclusão oferecendo condições de aprendizagem. A classe hospitalar oferece à criança a vivência escolar.

Qual a questão da formação de professores?

Va0a]2Xa de X]12X23cX^]a[Xza ^ de 3\\ _0^ e2^ X]12X23cX^]a[ de ^0\\a ^.” (%R$ IL, 2015, _. 8). A questão da formação de professores é uma preocupação presente nas discussões teóricas das academias e nas agendas de governo.

Qual o trabalho do pedagogo hospitalar?

O trabalho existe do pedagogo hospitalar mas deveria se dar mais atenção para que fossem criados classes hospitalares em todos os locais da saúde.

Postagens relacionadas: