Como devemos orientar um paciente com galactosemia do ponto de vista dietético?

Índice

Como devemos orientar um paciente com galactosemia do ponto de vista dietético?

Como devemos orientar um paciente com galactosemia do ponto de vista dietético?

A principal abordagem para tratar galactosemia é por meio de restrições alimentares essenciais. Pessoas com galactosemia devem evitar todos os tipos de leite ou que contenham lactose ou galactose. A não ingestão de lactose e galactose melhora muito os sintomas apresentados pelos pacientes.

Qual é o defeito bioquímico da galactosemia?

A galactosemia ocorre quando os pais transmitem aos filhos um gene defeituoso que causa esse distúrbio. A galactosemia é causada pela falta de uma das enzimas necessárias para metabolizar o açúcar do leite. Os sintomas incluem vômitos, icterícia, diarreia e crescimento anormal.

Qual a consequência de ser um portador do alelo para galactosemia?

Indivíduos portadores dessa forma que não são tratados devidamente podem apresentar problemas renais e hepáticos, catarata, problemas neurológicos e insuficiência ovariana precoce.

Quem tem intolerância à lactose pode consumir a galactose?

Uma pessoa que tem intolerância à lactose não consegue processar no seu organismo o açúcar do leite e dividi-lo em glicose e galactose. Porém pode consumir os outros componentes do líquido, como a gordura e a proteína. Quem é alérgico não pode entrar em contato com a proteína do leite.

Qual a diferença entre intolerância à lactose e galactosemia?

As doenças Galactosemia e Intolerância a Lactose(IL) são caracterizadas por erros no metabolismo celular, onde a falta da produção da enzima Lactase desencadeia a IL. Já na Galactosemia ocorre a falta de enzimas como, Galactose-1-fosfato uridiltransferase, enzima responsável por degradar a Galactose.

Quais alimentos que tem galactose?

A dieta deverá ser permanente, e um controle constante dos níveis de galactose no sangue deve ser realizado periodicamente....Alguns Alimentos e Substâncias proibidas para o Galactosêmico:

  • Leite materno.
  • Leite integral/desnatado.
  • Leite em pó
  • Leitelho.
  • Figo.
  • Manteiga.
  • Nata.
  • Chocolate ao leite.

Quem tem galactosemia?

Crianças com galactosemia não conseguem metabolizar a galactose, um açúcar derivado da lactose do leite, e por isso não podem ingerir qualquer tipo de leite e derivados. Além do leite, outros alimentos contêm galactose, como vísceras de animais, molho de soja e grão de bico.

Quais são as consequências da galactosemia?

Quais são as Possíveis Complicações da Galactosemia? Complicações múltiplas podem aparecer se a galactosemia não for diagnosticada e tratada imediatamente. O acúmulo de galactose no sangue pode ser perigoso. Sem diagnóstico e intervenção, a galactosemia pode ser fatal nos recém-nascidos.

Quais os efeitos colaterais da dieta da galactose?

No entanto, pode haver alguns efeitos colaterais, a exemplo de deficiência de aprendizagem, distúrbios da fala e disfunções ovarianas. Já que a galactose é naturalmente convertida em glicose, a supressão dessa substância da dieta não deve causar problemas maiores – apesar de a galactose fazer parte da composição de várias estruturas celulares.

Qual a diferença entre a não ingestão de lactose e galactose?

A não ingestão de lactose e galactose melhora muito os sintomas apresentados pelos pacientes. No entanto, pode haver alguns efeitos colaterais, a exemplo de deficiência de aprendizagem, distúrbios da fala e disfunções ovarianas.

Por que a lactose é retirada de sua dieta?

A lactose e a galactose são retiradas de sua dieta. Em vez disso, ele recebe fórmula à base de soja e deve evitar o leite ou derivados do leite. Embora uma pessoa com galactosemia nunca seja capaz de processar esse tipo de açúcar, ela pode viver vidas normais se a doença for detectada precocemente.

Postagens relacionadas: