Como funciona a Educação Especial?

Índice

Como funciona a Educação Especial?

Como funciona a Educação Especial?

Como funciona a Educação especial? A educação especial é um ramo de educação que se destina á pessoas com deficiência, principalmente em escolas regulares, ou escolas especializadas em pessoas com problemas de audição. As escolas especiais geralmente são voltadas para pessoas com alguma deficiência mental.

O que é a Educação Especial e quais as características?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Quais são os objetivos da Educação Especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Como é a Educação Especial no Brasil?

Mesmo quando concebida adequadamente, a educação especial no Brasil é entendida também como um conjunto de métodos, técnicas e recursos especiais de ensino e de formas de atendimento escolar de apoio que se destinam a alunos que não conseguem atender às expectativas e exigências da educação regular.

O que é preciso para trabalhar com Educação Especial?

Graduação. Fazer faculdade em pedagogia é um passo essencial para os que desejam trabalhar com educação especial. Ao longo de seus 4 anos de duração, o curso garante todas as habilidades necessárias para o profissional se tornar um generalista na área.

Qual é a diferença entre Educação Especial e educação inclusiva?

Qual é a diferença entre Educação Especial e Inclusiva? A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.

Quais os princípios da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Qual a relação entre educação especial e educação especial?

Estabelecendo uma relação mais ampla, podemos resgatar documentos de muitas décadas atrás que poderiam abarcar a educação especial, como a DUDH, proclamada em 1948. Ela menciona, em seu artigo 26, que “toda a pessoa tem direito à educação” e que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”.

Qual o ramo da Educação Especial?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. P referencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Qual a origem da Educação Especial?

Desde a sua origem, a Educação Especial é um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular. Tal sistema baseia-se na noção de que as necessidades dessas crianças não podem ser supridas nas escolas regulares. Existem três categorias de necessidades especiais:

Quais são os objetivos da Educação Especial?

” Os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral, o que difere é o atendimento, que passa ser de acordo com as diferenças individuais do educando. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas - ONU, as pessoas com deficiências representam 10% da população mundial.

Postagens relacionadas: