O que acontece se apertar a moleira de um bebê?

Índice

O que acontece se apertar a moleira de um bebê?

O que acontece se apertar a moleira de um bebê?

Os ossos do crânio dos recém-nascidos e dos bebês até 18 meses são muito frágeis e quanto lesionados por pancada na cabeça, dependendo da intensidade, podem até não fraturar, mas deformar-se. Para entender o tamanho do risco de uma pancada na cabeça do bebê, é preciso entender um pouco sobre a anatomia.

Quais os cuidados com a moleira do bebê?

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, presilhas e bonés.

Qual é o normal da moleira do bebê?

O fechamento da moleira ou fontanela acontece de maneira natural, sendo a moleira posterior a primeira a ser fechada, o que acontece geralmente até o segundo mês de vida. Já a moleira anterior, que fica no alto da cabeça, costuma fechar a partir dos nove meses de vida até a criança completar um ano e meio.

Porque o bebê fica com a moleira funda?

A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...

É normal a moleira do bebê ser pequena?

“O normal é que as suturas se fechem aos poucos, mas a moleira pequena isoladamente não costuma se sinal de qualquer problema”, tranquiliza os pais.

O que significa moleira pulsando?

A moleira a pulsar é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. A cabeça do bebé é muito fina, por isso a pulsação do coração pode ser bastante percetível neste local.

Qual é a função da moleira?

As fontanelas fazem com que os ossos do crânio possam se movimentar, permitindo assim que a cabeça do bebê passe de maneira mais fácil pelo canal do parto, fenômeno denominado de cavalgadura.

O que é moleira de Recém-nascido?

A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela.

Quais são as moleiras do bebê?

As moleiras do bebê são uma das preocupações dos pais logo quando o bebê nasce. As fontanelas, nome oficial das "moleiras", são aberturas no osso do crânio do bebê separadas por linhas também abertas, chamadas suturas.

Por que a moleira não deve ser apertada?

A moleira não deve ser apertada em hipótese alguma: A moleira é uma região delicada e sensível do bebê, pois é um local no qual a calcificação do crânio ainda não é completa. No entanto, não significa que o cérebro do bebê está completamente desprotegido.

Por que as moleiras são essenciais para o parto?

As moleiras são essenciais para o momento do parto, pois possibilitam que a cabeça do bebê se comprima e saia sem traumas, independentemente se for um parto normal ou cesárea.

Como passar a mão no alto da cabeça do bebê?

Ao passar a mão no alto da cabeça do bebê, é possível sentir uma parte mais macia e flexível. Essa estrutura é a moleira. Ela é comum em recém-nascidos e crianças de até 18 meses de vida. Também conhecida como fontanela, a moleira tem a função de auxiliar o bebê na hora do parto e posteriormente permitir que o cérebro cresça.

Postagens relacionadas: