Qual o papel da escola como mediadora de diferentes culturas?

Índice

Qual o papel da escola como mediadora de diferentes culturas?

Qual o papel da escola como mediadora de diferentes culturas?

A escola é defendida como uma entidade socializadora que deve incorporar as diversas culturas, afim de que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serem tachados como antiéticos e serem discriminados pela cultura que estes manifestam ou pertencem.

Quem valorizava a educação para a vida respeitando a individualidade do aluno?

Paulo Freire e a proposta de uma educação que valoriza a igualdade respeitando as diferenças.

Como estamos concebendo a palavra currículo?

O currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração. O papel do educador no processo curricular é, assim, fundamental.

Qual a importância da escola e sua diversidade cultura?

O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar. Assim, é interessante que eles aprendam a reconhecer as diferenças e as semelhanças, para que convivam bem com isso.

Qual é a importância de trabalharmos os manifestos culturais de forma atual nas escolas?

Além disso, a importância das atividades culturais na escola vai mais além, essa atividade vai ajudar e permitir os alunos a desenvolver valores culturais e artísticos, vão saber se expressar melhor e recuperar os valores humanos. O conhecimento básico nessa área pode ser muito interessante.

O que significa valorizar o aluno como responsável pela aprendizagem?

Respeito ao ritmo e estilo de aprendizagem de cada aluno combinado com metodologias ativas grupais (desafios, projetos, jogos significativos), sem disciplinas, com integração de tempos, espaços e tecnologias digitais.

Qual a postura do professor e dos alunos?

De acordo com Freire: O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não passiva, enquanto fala ou enquanto ouve. O que importa é que o professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos. (1996, p.96)

Como estabelecer a relação entre professores e alunos?

A escola deve estabelecer em seu Projeto Político Pedagógico a relação entre professores e alunos como uma relação mais igualitária, dialógica, em que o professor não se coloca como aquele que detém todo o conhecimento, mas aquele que orienta percursos de pesquisa e de descoberta do conhecimento.

Como o educador deve repensar suas práticas pedagógicas?

Com base nestes postulados, ressalta-se a importância de o educador repensar constantemente suas práticas pedagógicas, procurando aprimorá-las sempre que necessário. Bons exemplos, confiança e autoridade são virtudes conquistadas de acordo com o decorrer da convivência.

Qual o papel do professor frente à avaliação escolar?

INTRODUÇÃO: O papel do professor frente à aprendizagem e o processo de avaliação escolar têm sido atualmente muito debatidos, pesquisado e estudado por busca de respostas aos problemas que perpassam pela ação docente no ato de avaliar, tais como: Quais os modos de conceber e praticar a avaliação que se materializam no cotidiano escolar?

Postagens relacionadas: