Quais os princípios básicos para aplicar drenagem linfática manual?

Índice

Quais os princípios básicos para aplicar drenagem linfática manual?

Quais os princípios básicos para aplicar drenagem linfática manual?

A pressão aplicada deve ser suave, bem menor do que a usada na massagem clássica. Direção: o sentido da DLM deve sempre seguir o trajeto do fluxo linfático. Ritmo e frequência: os movimentos da massagem devem ser feitos ritmicamente e repetidos entre cinco e sete vezes em cada local.

Quais os principais linfonodos devem ser bombeados para realização de drenagem linfática manual no corpo?

Estiramento do tecido, efetuando pressão/descompressão Movimentos ondulatórios, com pressões intermitentes decrescentes. A drenagem linfática da mama ocorre de forma centrípeta, drenando-se para os linfonodos subclaviculares, infraescapulares, peitorais e intramamários.

Quais as técnicas de drenagem linfática?

Manobras básicas da drenagem linfática: técnica de Vodder

  • Círculos fixos. ...
  • Movimentos de bombeamentos. ...
  • Movimentos de doador. ...
  • Movimento giratório ou de rotação. ...
  • Drenagem dos linfonodos. ...
  • Movimentos circulares com os dedos. ...
  • Movimentos circulares com o polegar. ...
  • Movimentos combinados.

Qual o sentido da drenagem linfática manual?

​A drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal que serve para ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, facilitando o tratamento da celulite, inchaço ou linfedema, e sendo também muito utilizada no pós-operatório de cirurgias, principalmente da cirurgia plástica.

Como é feita a avaliação para a realização da drenagem linfática manual?

Métodos: Realizou-se uma avaliação no início e no fim do tra- tamento em 10 voluntárias com FEG, de grau I ao III, que constava de anamnese, inspeção, palpação, perimetria e testes específicos. Foram feitos registros fotográ- ficos dos glúteos e das coxas superiores.

Quais os principais linfonodos que estimulamos ao iniciar um procedimento de drenagem linfática?

As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:

  1. Virilha;
  2. Axila;
  3. Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço);
  4. Abaixo da mandíbula e do queixo;
  5. Atrás das orelhas;
  6. Na parte posterior da cabeça.

Quais as diferenças entre as técnicas de Vodder Leduc e Godoy?

Em associação a esses movimentos de drenagem, a técnica de Godoy valoriza o estímulo na região cervical como parte importante no tratamento desses pacientes. ... O que diferencia as técnicas de maneira geral são os movimentos e a compressão: na técnica Vodder, os movimentos são realizados em círculos e semicírculos.

Qual é a drenagem linfática manual?

A Drenagem Linfática Manual é um tipo de massagem corporal realizada com as mãos que serve para eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, facilitando o tratamento da celulite, inchaço ou linfedema, sendo também utilizada no pós-operatório de cirurgias, inclusive da cirurgia plástica.

Como funciona a drenagem mecânica?

Com maior precisão e atuação mais profunda, a drenagem mecânica pode ajudar no tratamento da celulite e da gordura localizada, promovendo relaxamento muscular, além de combater a retenção de líquidos, ajudando a remodelar e definir a silhueta, facilitando a circulação sanguínea, prevenindo edemas e eliminando toxinas.

Como é feita a drenagem manual?

De forma manual a drenagem é feita a partir de movimentos suaves em círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete.

Quais as indicações da drenagem linfática?

Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.

Postagens relacionadas: