Como era a cidadania na Modernidade?
Índice
- Como era a cidadania na Modernidade?
- O que é cidadania na Modernidade?
- O que diferencia o Estado Democrático de Direito do Estado liberal?
- Como é porque o conceito de cidadania se expandiu na modernidade?
- O que é cidadania na Grécia antiga?
- O que é cidadania na história?
- Qual as características do Estado Liberal?
Como era a cidadania na Modernidade?
Cidadania no conceito moderno deixa de ser apenas o direito destinado ao indivíduo de participar ativa e passivamente do processo político. É mais que isto, é também o dever do Estado para com cidadão, dever de ofertar o mínimo existencial para garantir-lhe a dignidade.
O que é cidadania na Modernidade?
A cidadania estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade (país) e lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações. ... Contudo, o conceito de cidadania como conhecemos hoje insere-se no contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.
O que diferencia o Estado Democrático de Direito do Estado liberal?
No Estado Democrático de Direito coexistem harmonicamente o Princípio da Soberania Popular, aplicado através do regime democrático e o da Legalidade, herança do Estado Liberal. Cumpre expormos alguns conceitos de "democracia", a fim de melhor entendermos o seu alcance e significado.
Como é porque o conceito de cidadania se expandiu na modernidade?
Um fato marcante que elevou a cidadania ao que conhecemos hoje foi a Carta de Direitos da ONU (1948). Nela afirma-se que todos os homens são iguais perante a lei, independente de raça, credo e etnia. Confere-se o direito a um salário digno, à educação, à saúde, à habitação e ao lazer.
O que é cidadania na Grécia antiga?
Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade. Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status.
O que é cidadania na história?
História. O conceito de cidadania tem origem na Grécia antiga, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas.
Qual as características do Estado Liberal?
Já o Estado Liberal é uma organização baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômicos, político, religioso e intelectual. Este Estado possui as seguintes características: Nega as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal. Defende o livre mercado. Seu principal teórico é John Locke.