Como deve ser a relação entre professor e aluno do EJA?

Índice

Como deve ser a relação entre professor e aluno do EJA?

Como deve ser a relação entre professor e aluno do EJA?

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EJA O educador de jovens e adultos deve ter como qualidade a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de enfrentar dificuldades como desafios, a confiança de que todos são capazes de aprender, a ensinar e aprender numa troca mútua.

Como deve ser o perfil de um professor da EJA?

Ensinar jovens e adultos pressupõe um envolvimento maior do professor com seus alunos. Ele precisa se aproximar, ouvir, conversar, compreender os problemas (da aprendizagem e da vida) e estimular seus educandos. Sem esse tête-à-tête, qualquer esforço será em vão.

O que é necessário para ser professor do EJA?

  1. A inscrição deverá ser realizada pessoalmente pelo interessado, em um único Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA.
  2. O candidato será informado no ato da inscrição, sobre o local de prova, as vagas existentes ou composição de banco de reserva para vagas que surgirem no decorrer do ano letivo de 2021.

Qual o desafio do professor da EJA?

Os educadores da EJA enfrentam inúmeros desafios no desenvol- vimento de sua prática docente, como a heterogeneidade, a evasão, a ju- venilização das turmas, a falta de materiais didáticos específicos, a baixa autoestima dos educandos, a rigidez institucional.

Por que é necessária uma formação permanente e específica para profissionais de educação com foco em EJA?

1.1 NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES Por consequência, esses profissionais levam esses novos saberes, fazeres e aprendizados para as salas de aulas, o que proporciona uma melhoria qualitativa em suas aulas, promovendo, também, práticas pedagógicas que estão em consonância com as transformações sociais.

Quem pode dar aula para o EJA?

Se você dá aulas no ensino regular, pode dar aulas na EJA! ... Em geral, essa opção é feita durante a atribuição anual de aulas. Entretanto, isso muda muito de rede para rede: há vezes em que é feita na própria escola, outros nas Diretorias Regionais ou ainda na Secretaria de Educação.

Quem pode atuar como professor no EJA?

Mas nem sempre elas estão nas escolas de Educação Infantil. E dependendo dos objetivos da sua carreira, a Pedagogia pode ser o curso ideal para você. Basicamente, quem faz Pedagogia porque deseja dar aulas, pode lecionar na Educação Infantil, séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos.

Quais as preocupações atuais com o processo de formação?

Quais as preocupações atuais com o processo de formação? Uma das preocupações atuais com certeza é a formação continuada desses docentes, já que esse público necessita de professores que estejam sempre usando os saberes que eles já conhecem, trabalhando um pensamento crítico acerca da sociedade onde vive.

Qual o papel dos Professores da EJA?

O papel dos professores é destacar a curiosidade, indagar a realidade, problematizar, ou seja, transformar os obstaculos em dados de reflexao para entender os processos educativos, que como qualquer faceta do social, esta relacionada com seu tempo, sua historia e seu espaço. Assim, cada vez mais, os professores da EJA tem de lidar com varias ...

Qual a postura do professor de EJA?

Daí que a postura do professor de EJA não deve negligenciar nunca o fato de que somos adultos lidando com jovens ou adultos. Como já disse, este princípio da relação deve estar presente em nossas conversas, mas também no material que levamos para a sala de aula.

Qual a autoestima do aluno de EJA?

Criatividade, solidariedade e confiança são essenciais na relação entre o professor e o aluno de EJA. A autoestima elevada influencia na capacidade de todos de aprender e ensinar. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam um acervo de experiências muito denso.

Qual a relação entre a professora e os alunos?

Na escola que observamos, podemos perceber que há uma boa relação entre a professora e os alunos, as aulas são bem dinâmicas, onde os alunos podem participar, tem liberdade e se sentem a vontade com a professora são participativos e a respeitam.

Postagens relacionadas: