Como deve ser uma prescrição adequada?
Índice
- Como deve ser uma prescrição adequada?
- Quais fatores devem ser levados em consideração na análise de uma prescrição?
- Quais os aspectos que devem ser levados em consideração para os cálculo de dosagem de medicamentos?
- Quais as partes que devem compor a prescrição ambulatorial simples?
- Quais as identificações devem conter em uma prescrição?
- O que você entendeu por prescrição médica?
- Por que deve ser prescrito o medicamento?
- Como fazer uma prescrição médica?
- Como fazer a prescrição racional de medicamentos?
- Quando a prescrição possui medicamentos potencialmente perigosos?
Como deve ser uma prescrição adequada?
Uma boa prescrição ou um tratamento bem escolhido deve conter o mínimo de medicamentos possível e estes devem ter o mínimo potencial para provocar reações adversas, inexistência de contraindicações, ação rápida, forma farmacêutica apropriada, posologia simples e por um curto espaço de tempo3.
Quais fatores devem ser levados em consideração na análise de uma prescrição?
A maior experiência, bem como a utilização de fontes de informação baseadas em evidências científicas, favorecem a melhor prescrição. Outros fatores, relacionados aos pacientes, ao profissional de saúde e ao processo e ambiente de trabalho podem também influenciar no ato prescritivo 7.
Quais os aspectos que devem ser levados em consideração para os cálculo de dosagem de medicamentos?
Cálculo de Dosagem de Medicamento
- Agrupar as grandezas da mesma espécie em colunas, mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes.
- Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
- Montar a proporção e resolver a equação.
Quais as partes que devem compor a prescrição ambulatorial simples?
A prescrição ambulatorial deverá trazer a quantidade total de unidades farma- cêuticas do medicamento prescrito, que deverá ser dispensada para o tratamento proposto. As quantidades máximas de medicamentos prescritas devem obedecer à legislação vigente.
Quais as identificações devem conter em uma prescrição?
A prescrição deve identificar quem é o responsável por ela, com seu nome, assinatura e informação do número de inscrição no seu respectivo Conselho Regional, sendo que estes dados não precisam ser apostos na receita na forma de carimbo, ou seja, podem ser dados já presentes em papel timbrado.
O que você entendeu por prescrição médica?
A prescrição médica ou ainda receita médica é definida como a prescrição de medicamento, escrito em língua portuguesa, contendo orientação de uso a um paciente, efetuada por um profissional legalmente habilitado, quer seja de formulação magistral (preparado artesanalmente) ou de produto industrializado.
Por que deve ser prescrito o medicamento?
Saúde, o medicamento deve ser prescrito pelo nome genérico, obrigatoriamente, adotando-se a Denominação Comum Brasileira (DCB) e, em sua ausência, a Denominação Comum Internacional (DCI). Nos serviços privados de saúde, a prescrição pode ser feita utilizando o nome genérico ou o comercial.
Como fazer uma prescrição médica?
O objetivo desse artigo é listar as principais orientações de como fazer uma prescrição médica, o que deve ser evitado, os erros mais comuns e os principais tipos de receita.
Como fazer a prescrição racional de medicamentos?
A prescrição racional de medicamentos significa escolher o melhor tratamento medicamentoso, com base nos critérios de eficácia, segurança, aplicabilidade (comodidade) e custo financeiro para o paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere os seguintes passos para o sucesso da prescrição: 1. Definir o problema do paciente.
Quando a prescrição possui medicamentos potencialmente perigosos?
Quando a prescrição possui medicamentos potencialmente perigosos/alta vigilância, os erros ocasionados pela legibilidade inapropriada podem ser graves, e até fatais22,23. Recomenda-se a utilização de prescrições digitadas e eletrônicas como forma de melhorar a legibilidade das mesmas.