Como avaliar a sensibilidade de paciente com TRM?
Índice
- Como avaliar a sensibilidade de paciente com TRM?
- Como confirmar um diagnóstico de TRM?
- Como identificar um TRM?
- Quais os cuidados com paciente com suspeita de TRM?
- Quais são complicações do trauma raquimedular?
- Como avaliar a sensibilidade térmica?
- Como realizar o fortalecimento do TRM?
- Como avaliar a sensibilidade do cérebro?
- Quem deve ser encaminhado para o TRM?
Como avaliar a sensibilidade de paciente com TRM?
O exame da sensibilidade do paciente é realizado por meio da avaliação da sensibilidade tátil e dolorosa do paciente, pesquisada nos 28 dermátomos de ambos os lados, atribuindo-se uma avaliação numérica de acordo com o achado clínico: 0- ausente; 1- alterada; 2- normal.
Como confirmar um diagnóstico de TRM?
A principal forma de diagnostico desse tipo de lesões são os exames de imagem que mostram a gravidade e o tipo de TRM que o paciente sofreu, iniciando sempre com o raio-x para ter uma primeira visualização do trauma que nem todos os casos são visualizados pelo raio-x no caso de micro fraturas da coluna que acabam ...
Como identificar um TRM?
Quais os sinais e sintomas
- Perda dos movimentos;
- Perda ou alteração da sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque;
- Espasmos musculares e reflexos exagerados;
- Alterações na função sexual, na sensibilidade sexual ou na fertilidade;
- Dor ou sensação de picadas;
- Dificuldade para respirar ou eliminar secreções dos pulmões;
Quais os cuidados com paciente com suspeita de TRM?
O paciente sob suspeita de lesão da coluna deve ser imobilizado com colar e manipulado em bloco com auxílio de prancha rígida desde o momento do resgate.
Quais são complicações do trauma raquimedular?
As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intesti- no neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções4,5.
Como avaliar a sensibilidade térmica?
Para avaliar a sensibilidade térmica, podemos utilizar tubos de ensaio contendo água quente e água fria, ou duas toalhinhas, uma aquecida e a outra resfriada. O paciente deve relatar se está sentindo quente ou frio. Para a sensibilidade dolorosa, o estímulo é feito através de pequenos beliscões.
Como realizar o fortalecimento do TRM?
O fortalecimento deve ser realizado em conjunto com exercícios proprioceptivos, com intuito de promover a neuroplasticidade, principal mecanismo de reabilitação dos pacientes que sofreram TRM. As junções neuromusculares no TRM são fortemente acometidas, e devem ser levadas em consideração no momento da reabilitação da fase crônica da lesão.
Como avaliar a sensibilidade do cérebro?
Assim, possuímos diversos tipos de sensibilidade, como térmica, dolorosa, tátil superficial e profunda. Nem todas são controladas pelas mesmas regiões do cérebro, por isso é importante que a avaliação seja abrangente, identificando se a sensibilidade realmente está inalterada ou se está prejudicada. AVALIAÇÃO.
Quem deve ser encaminhado para o TRM?
Nos casos complexos e duvidosos, o paciente deve ser encaminhado para um serviço com neurocirurgião ou ortopedista especializado em doenças da coluna vertebral. Neste capítulo discutimos a conduta em pacientes com TRM desde a cena do acidente, assim como os mecanismos de trauma, o atendimento especializado e as principais síndromes clínicas.