Como deve ser avaliada a toxicidade de novas substâncias de ação sistêmica?
Índice
- Como deve ser avaliada a toxicidade de novas substâncias de ação sistêmica?
- Qual o objetivo dos testes toxicológicos na pesquisa de novos fármacos?
- O que é toxicidade Subcronica?
- Quais os tipos de testes de toxicidade?
- Quais são os métodos existentes para o desenvolvimento de novos fármacos?
- Qual é a importância da fase farmacodinâmica na pesquisa de novos fármacos?
- Qual o objetivo dos testes Pré-clínicos?
- Quais são os parâmetros de toxicidade sistêmica?
- Como é realizada a avaliação da toxicidade?
- Qual a dose limite para substâncias atóxicas?
- Qual a informação necessária para a avaliação de risco?
Como deve ser avaliada a toxicidade de novas substâncias de ação sistêmica?
Como deve ser avaliada a toxicidade de novos medicamentos de ação sistêmica? Ensaios com macacos, pois estes são animais evolutivamente mais próximos aos humanos. Estudos exclusivamente in vitro, pois na atualidade o uso de animais em laboratório está proibido.
Qual o objetivo dos testes toxicológicos na pesquisa de novos fármacos?
O ensaio toxicológico por dose repetida tem como finalidade caracterizar o perfil toxicológico do novo fármaco mediante a determinação do nível sem efeitos adversos observáveis (NOAEL) e do nível mínimo com efeitos adversos observáveis (LOAEL).
O que é toxicidade Subcronica?
Nos testes de toxicidade subcrônica, ou de curta duração, o expe- rimento dura, geralmente, entre 21 e 90 dias e decorre do efeito tóxico após exposição prolongada ao agente tóxico, o que permite identificar se o efeito é acumulativo ou não, e auxilia na detecção dos órgãos afe- tados após serem submetidos a doses ...
Quais os tipos de testes de toxicidade?
O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.
Quais são os métodos existentes para o desenvolvimento de novos fármacos?
A descoberta de um novo fármaco e sua consequente introdução na terapêutica está associada a métodos como: extração de fontes naturais, acaso, triagem empírica, modificação molecular de um fármaco já conhecido e o planejamento racional, que juntamente com a otimização e o desenvolvimento do protótipo, compreendem as ...
Qual é a importância da fase farmacodinâmica na pesquisa de novos fármacos?
A fase farmacodinâmica está relacionada com a interação do fármaco com seu alvo (receptor, enzimas etc.) e a conseqüente produção do efeito terapêutico, e pode ser entendida como "o que o fármaco faz no organismo".
Qual o objetivo dos testes Pré-clínicos?
Os ensaios pré-clínicos correspondem às pesquisas conduzidas com o objetivo de descobrir ou confirmar os efeitos farmacológicos e identificar os efeitos tóxicos do medicamento em experimentação que podem ser realizados in vivo, in vitro e em ex vivo.
Quais são os parâmetros de toxicidade sistêmica?
Além da letalidade, outros parâmetros são investigados em estudos de toxicidade aguda sistêmica para identificar o potencial tóxico em órgãos específicos, identificar a toxicocinética e a relação-dose resposta.
Como é realizada a avaliação da toxicidade?
A avaliação da toxicidade é realizada com o objetivo de determinar o potencial de novas substâncias e produtos causar danos à saúde humana.
Qual a dose limite para substâncias atóxicas?
Uma dose limite superior de 5.000 mg/kg foi também introduzida para substancias consideradas atóxicas. Neste documento, o conceito de dose teste limite foi introduzido, o qual exigia, para substâncias com DL 50superior a 5.000 mg/kg, que somente a dose limite superior seria testada.
Qual a informação necessária para a avaliação de risco?
O TDF também fornecia a informação necessária sobre a natureza, tempo de início, duração e desfecho dos sinais de toxicidade, os quais são necessários para a avaliação de risco.