Como calcular a massa nas condições CNTP?
Como calcular a massa nas condições CNTP?
A partir da equação de estado dos gases, e considerando uma massa fixa de gás, concluímos que a relação PV/T sempre apresentará um valor constante, que dependerá do número de mol do gás. Quando o número de mol for igual a 1, teremos: R=PxVT. R = P x V T .
Quais as condições na CNTP?
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.
Qual a massa molecular de um gás?
Se a massa molecular de um gás for conhecida, a lei do gás ideal pode ser manipulada para encontrar a densidade do gás. É apenas uma questão de conectar as variáveis certas e realizar alguns cálculos. A densidade é definida como massa por unidade de volume.
Qual a equação de Estado do gás ideal?
A temperatura absoluta (T), a pressão (p) e o volume (V) são as denominadas variáveis de estado de um gás ideal. Qualquer equação que englobe as três variáveis constitui uma equação de estado do gás.
Como encontrar a densidade de um gás?
Assim, para encontrarmos a densidade, basta multiplicarmos n/V pela massa molecular M do gás em questão. Portanto, multiplicando ambos os lados da equação pela massa molar do gás, obtemos: Que diz que a densidade absoluta de um gás é diretamente proporcional à massa molecular e a pressão é inversamente proporcional à temperatura.
Qual a equação para o gás perfeito ou ideal?
A equação de estado para o gás perfeito ou ideal é a denominada equação de Clapeyron, dada por: Nessa equação, n representa o número de moIs do gás, que corresponde à relação entre a massa m do gás (expressa em gramas) e a massa molar M: R é a constante universal dos gases perfeitos, não dependendo da natureza do gás.