Como a cidade deve ser encarada segundo Aristóteles?

Índice

Como a cidade deve ser encarada segundo Aristóteles?

Como a cidade deve ser encarada segundo Aristóteles?

A cidade é autárquica, e uma comunidade perfeita é o único meio dos homens gozarem da felicidade plena, porque essa consiste no aperfeiçoamento do intelecto, na construção das virtudes e na satisfação do espírito. A cidade é, portanto, o fim nos dois sentidos do termo.

Como deveria ser o Estado no entendimento de Aristóteles?

Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.

O que é a política e a noção de cidade para o filósofo Aristóteles?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).

Qual é o bem soberano para Aristóteles?

Para Aristóteles, “toda comunidade visa um bem”. ... A cidade é o último grau de comunidade. Além disso, a cidade é soberana dentre todas as comunidades e visa o bem soberano, existindo, portanto, uma analogia. O fim de cada coisa é justamente a sua natureza, assim como o todo é anterior às partes.

Porque em Aristóteles a Política e a concretização da ética?

A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.

Postagens relacionadas: