Como funciona a abordagem TCC?
Índice
- Como funciona a abordagem TCC?
- Como citar Judith Beck?
- Como surgiu a terapia cognitiva comportamental?
- Como foi desenvolvida a Terapia Cognitivo Comportamental de Beck?
- Como a terapia cognitiva comportamental trabalha?
- O que é abordagem TCC Psicologia?
- Como citar terapia Cognitivo-comportamental teoria e prática?
- Como colocar a referência de um livro?
- Quem fundou a terapia cognitiva comportamental?
- Qual a eficácia da TCC?
- Quais são os precursores da TCC?
- Qual foi a figura filosófica chave que influenciou o desenvolvimento da TCC?
- Quais são os princípios básicos da TCC?
Como funciona a abordagem TCC?
A TCC tem como objetivo principal o restabelecimento do controle da atenção, a ressignificação do pensamento por meio da reestruturação cognitiva do paciente, a partir do uso de estratégias terapêuticas adaptadas a cada subjetividade e sintoma.
Como citar Judith Beck?
Beck, J. (2013). Terapia cognitivo-comportamental: Teoria e prática. 2ª Ed.
Como surgiu a terapia cognitiva comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos.
Como foi desenvolvida a Terapia Cognitivo Comportamental de Beck?
Histórico da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) Beck (1964) desenvolveu a terapia cognitiva para o tratamento da depressão como um método estruturado, de curto prazo, orientado para o presente e dirigido para a resolução de problemas atuais, por meio da modificação do pensamento e do comportamento disfuncional.
Como a terapia cognitiva comportamental trabalha?
Um dos principais objetivos da Terapia Cognitivo-Comportamental é devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, ou seja, permitir mudanças nas emoções e comportamentos emitidos pelo paciente. Para isso, o terapeuta irá atuar diretamente no sistema de esquemas e crenças do paciente, de forma a reestruturá-lo.
O que é abordagem TCC Psicologia?
A terapia cognitiva comportamental é uma abordagem que foca numa outra forma de entender a questão que o paciente traz, mas não significa que não seja procurada para tratar questões passadas que o paciente tem interesse em esclarecer para si mesmo.
Como citar terapia Cognitivo-comportamental teoria e prática?
Citação: BECK, Judith S et al. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. 2.
Como colocar a referência de um livro?
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Quem fundou a terapia cognitiva comportamental?
Quem criou a TCC foi o psiquiatra Arron T. Beck, que tinha a intenção de corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Normalmente são tratamentos breves, mas que tem alta eficácia e bons resultados.
Qual a eficácia da TCC?
Estudos na área da psicologia da saúde também têm demonstrado a eficácia da TCC no apoio psicológico perante condições médicas, incluindo doenças coronarianas, hipertensão, câncer, dor de cabeça, dor crônica, dor lombar crônica, síndrome da fadiga crônica, artrite reumatóide, síndrome pré-menstrual e síndrome do cólon irritável.
Quais são os precursores da TCC?
Os precursores de certos aspectos fundamentais da TCC foram identificados em várias tradições filosóficas antigas, particularmente o estoicismo.
Qual foi a figura filosófica chave que influenciou o desenvolvimento da TCC?
Uma figura filosófica estoica chave que também influenciou o desenvolvimento da TCC foi John Stuart Mill.
Quais são os princípios básicos da TCC?
Jürgen Margraf oferece uma lista de nove princípios básicos que caracterizam os diversos métodos conceituais da TCC: a TCC baseia-se na análise dos fatores de vulnerabilidade (predisposições), fatores desencadeadores e mantenedores dos transtornos mentais;