Quais preconceitos as pessoas com Down enfrentam no dia a dia?

Índice

Quais preconceitos as pessoas com Down enfrentam no dia a dia?

Quais preconceitos as pessoas com Down enfrentam no dia a dia?

A falta de informação sobre as potencialidades da pessoa com Síndrome de Down causa preconceito até por parte de quem é responsável por seus cuidados, como professores, médicos e pais. Érika Iarópoli ouviu de uma professora que sua filha nunca conseguiria se alfabetizar.

Como são tratadas as pessoas com síndrome de Down?

As pessoas com síndrome de Down estudam, trabalham e convivem com todos. Esses indivíduos têm opinião e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito. Em caso de entrevistas, procure falar com as próprias pessoas com deficiência, não apenas com familiares, acompanhantes ou especialistas.

Como é a vida de uma pessoa com síndrome de Down?

As pessoas com síndrome de Down já foram tratadas como eternas crianças. Se no século passado tinham sobrevida de 30 anos, atualmente podem viver até os 70, segundo o maior especialista da síndrome do país, o médico geneticista Zan Mustacchi.

Qual a sua opinião a respeito do preconceito que ainda existe em relação aos portadores de síndrome de Down?

As pessoas com Síndrome de Down são muitas vezes vítimas de preconceito porque falta à população conhecimento sobre essa condição genética. É sempre interessante lembrar que a Síndrome de Down não é uma doença, não se adquire ela, a pessoa com Down apenas tem uma condição genética diferente do resto da população.

Qual é a faixa etária de vida de uma pessoa que tem síndrome de Down?

Antigamente, em muitos casos a expectativa de vida não passava dos 40 anos, contudo, atualmente, com os avanços da medicina e melhorias nos tratamentos, uma pessoa com síndrome de Down pode viver mais que 70 anos de idade.

Postagens relacionadas: