Qual a forma correta de usar um extintor de incêndio?

Índice

Qual a forma correta de usar um extintor de incêndio?

Qual a forma correta de usar um extintor de incêndio?

Como usar o extintor

  1. No princípio de incêndio, verifique o que está pegando fogo e qual extintor que você tem em mãos. ...
  2. Pegue o extintor correto, segure-o na posição vertical, por baixo da alavanca do gatilho.
  3. Rompa o lacre, girando-o.
  4. Segure a mangueira do extintor e dirija-a para o fogo.

Para que serve e como utilizar o extintor de incêndio?

- Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). ... - Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

Quais itens são requisitos básicos para a conformidade e utilização de um extintor?

Certificação, validade e garantia dos extintores Os extintores devem estar lacrados, com a pressão adequada e possuir selo de conformidade concedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro).

Quais são os fatores que indicam o sucesso na utilização dos extintores?

O êxito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores: a) de uma distribuição adequada destes extintores pela área a ser protegida; b) de manutenção adequada e eficiente; c) de pessoal habilitado a manejar aparelhos na extinção de incêndio.

Que critérios devem ser considerados na escolha de um extintor?

23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

Quando os extintores podem ser retirados do setor?

Todos os extintores de incêndio devem ser vistoriados em um intervalo máximo de cinco anos, contados a partir de sua data de fabricação ou da última vistoria, ou quando apresentarem qualquer situação prevista a seguir.

Quais são os componentes de um extintor?

O extintor é um equipamento móvel, constituído por um cilindro, componentes (válvula, mangueira, indicador de pressão, esguicho), agente extintor e gás expelente (como o Nitrogênio), destinado à combater princípios de incêndio.

Quando devemos usar o extintor de espuma?

gás carbônico: indicado para incêndios de classe C, mas também pode ser utilizado nas classes A e B; água: indicado para a classe A; espuma mecânica: indicado para incêndios da classe A e B.

Como preparar o extintor de incêndio?

Extintores dessa classe possuem um agente químico úmido (saponificante) utilizado especialmente para tais fins; 3. Preparando o extintor de incêndio: Dependendo do tipo de extintor, haverá um pequeno pino de segurança na parte superior, mantido por um selo plástico. É necessário rasgar o selo e puxar o pino de segurança; 4.

Qual a distância entre os extintores de incêndio?

Muitos extintores de incêndio funcionam entre uma faixa de 2,5 m a 4 m. Antes de descarregar o extintor, posicione-se de modo que você fique a uma distância de 2 m a 2,5 m. Você poderá se aproximar das chamas assim que o incêndio começar a apagar. Parte 2

Qual o agente extintor dos seus extintores?

O agente extintor dos seus extintores atua de acordo com determinado comportamento, podendo atuar sobre o fogo por arrefecimento, abafamento, inibição de reações químicas ou uma combinação destes factores de atuação. A natureza dos materiais e produtos a proteger deverá ditar a escolha correta dos extintores a adquirir.

Como averiguar a operacionalidade do extintor?

- (Para extintores de pressão não permanente, libertar o gás propulsor percutindo o disco da garrafa interior ou rodando o volante da válvula da garrafa exterior); - Antes de se dirigir para o foco de incêndio deve fazer-se um disparo curto do agente extintor para averiguar da operacionalidade do extintor;

Postagens relacionadas: