Qual o mecanismo de ação da clorexidina?

Índice

Qual o mecanismo de ação da clorexidina?

Qual o mecanismo de ação da clorexidina?

A clorexidina é uma substância química com ação antibacteriana contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, sendo que vários estudos relatam sua eficácia contra o Streptococcus Mutans agente iniciador da carie dentária.

Para que serve a clorexidina 2%?

Riohex 2% é uma solução de Digliconato de Clorexidina 2% com tensoativos, indicada como antisséptico tópico, antissepsia da pele no pré-operatório.

Quando se usa clorexidina?

A clorexidina pode ser utilizada nas seguintes situações:

  1. Limpeza da pele do recém-nascido e do cordão umbilical, para evitar infecções;
  2. Lavagem vaginal materna em obstetrícia;
  3. Desinfecção das mãos e preparo da pele para cirurgia ou procedimentos médicos invasivos;
  4. Limpeza e desinfecção de feridas e queimaduras;

Qual a função do gliconato de clorexidina?

O gluconato de clorexidina (citado também como digluconato de clorexidina ou digliconato de clorexidina, ou simplesmente clorexidina) é um antisséptico químico, com ação antifúngica e bactericida, capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas.

Qual a ação da clorexidina no tratamento e profilaxia de infecções?

A ação de substâncias antissépticas, como a clorexidina, é preconizada em protocolos de diversos campos da medicina, e seu bom desempenho bactericida e bacteriostático, comprovado através de diversos estudos (Lahmiti et al, 2009), principalmente pelas suas propriedades de baixa toxicidade, substantividade, seu fácil ...

Porque a clorexidina é considerado material Padrão-ouro no controle químico de placa bacteriana?

As propriedades antibacterianas da clorexidina fazem com que esse agente seja considerado o “padrão ouro” em comparação às demais substâncias desenvolvidas para agir sobre a formação de placa e desenvolvimento de gengivite (GREENSTEIN; BERMANT; JAFFIN79, 1986; ELWORTHY et al.

Como usar clorexidina 2%?

Como usar o Riohex 2%? Utilizar a solução detergente de clorexidina, limpar suavemente. Aconselha-se espalhar na pele e massagear por 03 minutos e enxaguar com água.

Como usar clorexidina na pele?

Como usar o Sabonete Clorexidina? Suavemente sobre a pele umedecida, massageie até obter espuma, enxaguando em seguida. Utilizar apenas nos locais afetados. Suspenda o uso em caso de irritação da pele e procure um médico.

Como usar clorexidina 2 %?

Como usar o Riohex 2%? Utilizar a solução detergente de clorexidina, limpar suavemente. Aconselha-se espalhar na pele e massagear por 03 minutos e enxaguar com água.

O que a clorexidina pode causar?

Dentre os efeitos adversos relatados com o uso prolongado da clorexidina podemos citar a coloração dos dentes, descamação reversível da mucosa, alterações do paladar e aumento dos depósitos calcificados supra-gengivais.

Quais são as variações da clorexidina?

As variações da clorexidina são encontrados na maioria das vezes no ambiente hospitalar, para uso doméstico também é encontrada no Merthiolate (nova fórmula), ou no Riohex 1% da Rioquímica, com o nome de PerioGard, fabricado pela Colgate-Palmolive, como o RiohexGard 012%. Em certos países está disponível apenas sob prescrição médica.

Quais são os efeitos antimicrobianos de clorexidina?

Efeitos antimicrobianos de clorexidina são associados com as atrações entre clorexidina e células bacterianas carregadas negativamente. Depois de clorexidina é absorvida na parede celular do organismo, que perturba a integridade da membrana da célula e causa a fuga de componentes intracelulares dos organismos.

Quais são os efeitos adversos do Gluconato de clorexidina?

Efeitos adversos do gluconato de clorexidina à 0,12% J Oral Invest, 3(1): 33-37, 2014 - ISSN 2238-510X33 DOI: 10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v3n1p33-37 Efeitos adversos do gluconato de clorexidina à 0,12% Jéssica Pegoraro Acadêmicas do Curso de Odontologia da Faculdade Especializada

Por que o gluconato de chlorhexidina deve ser mantido longe dos olhos?

Produtos contendo o Gluconato de Clorhexidina em altas concentrações devem ser mantidos longe dos olhos (podendo causar úlceras de córnea) e do ouvido médio (podendo provocar surdez ), entretanto é utilizado em pequenas concentrações em algumas soluções para lentes de contato .

Postagens relacionadas: