Como se faz a coleta do Teste do Pezinho?
Índice
- Como se faz a coleta do Teste do Pezinho?
- Qual o procedimento para coleta de exames em filtro do Teste do Pezinho?
- Quais as etapas do Teste do Pezinho?
- Como é feito o primeiro controle de qualidade da amostra coletada do Teste do Pezinho?
- Como é realizado o Teste do Pezinho e como é feita a análise do material colhido?
- Onde se faz o Teste do Pezinho?
- O que pode alterar o teste do pezinho?
- Onde furar no teste do pezinho?
- Quais as doenças detectadas pelo teste do pezinho expandido?
Como se faz a coleta do Teste do Pezinho?
Segurando o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).
Qual o procedimento para coleta de exames em filtro do Teste do Pezinho?
Esperar o álcool secar completamente; Segurar o calcanhar e realizar a punção com uma lanceta apropriada descartável (não utilizar agulha); Remover a primeira gota com o auxílio de um algodão ou gaze, e então proceder o preenchimento completo dos círculos do papel filtro.
Quais as etapas do Teste do Pezinho?
A fase 1 tria a Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito, a fase 2 a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, a fase 3 realiza a triagem da Fibrose Cística e, por fim, a fase 4 identifica a Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.
Como é feito o primeiro controle de qualidade da amostra coletada do Teste do Pezinho?
É necessário que o sangue atravesse (seja absorvido) pela camada do papel-filtro até que todo o círculo esteja preenchido com sangue de forma homogênea. Fazer a verificação imediata da qualidade da amostra coletada, levantando o papel-filtro acima de sua cabeça e observando-a contra a luz.
Como é realizado o Teste do Pezinho e como é feita a análise do material colhido?
Como é feito o exame? O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor.
Onde se faz o Teste do Pezinho?
Onde se pode fazer o teste do pezinho? Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.
O que pode alterar o teste do pezinho?
Fenilcetonúria A fenilcetonúria é uma alteração genética rara caracterizada pelo acúmulo de fenilalanina no sangue, já que a enzima responsável por degradar a fenilalanina tem a sua função alterada.
Onde furar no teste do pezinho?
O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.
Quais as doenças detectadas pelo teste do pezinho expandido?
Criado pelo DLE, o Teste do Pezinho Expandido – que inclui os clássicos hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria, a fibrose cística e a anemia falciforme – avalia, ao todo, 46 enfermidades como Beta Oxidação dos Ácidos Graxos, Distúrbios dos Ácidos Orgânicos, Hiperplasia congênita da Supra Renal.