Como deve ser a avaliação dos alunos com necessidades especiais?

Índice

Como deve ser a avaliação dos alunos com necessidades especiais?

Como deve ser a avaliação dos alunos com necessidades especiais?

Dicas de como avaliar alunos com deficiência

  1. Estabeleça um ambiente de confiança.
  2. Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
  3. Revise o conteúdo antes da avaliação.
  4. Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
  5. Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
  6. Ajude com a avaliação, caso necessário.

O que são alunos com necessidades especiais?

O termo Necessidades Educacionais Especiais – NEE é aplicado a todas aquelas crianças, jovens ou adultos cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

Quais são as pessoas com necessidades especiais?

Portadores de NecessidadesEspeciais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 10% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.

Quais são as avaliações dos alunos?

Estabeleça também mecanismos que facilitem o estudo e o aprendizado desses alunos, adaptando o ensino para as necessidades cognitivas dos alunos; As avaliações de qualquer forma (provas, trabalhos, apresentações) devem ser flexíveis e as comparações com outros alunos devem ser evitadas ao máximo;

Quando se trata de Educação Especial?

E quando se trata de educação especial? Existe diferença na forma como as crianças com deficiência absorvem o conteúdo? A resposta óbvia é “sim”. Da mesma forma que alunos regulares têm dificuldades, acontece com os alunos especiais. No entanto, a pergunta principal de toda essa discussão é: como avaliar pedagogicamente essas crianças?

Como avaliar as ações de aprendizagem?

Avaliar as ações de aprendizagem, de forma a desenvolver o conhecimento dos alunos e, ao mesmo tempo, possibilitar a avaliação por parte dos educadores. Com isso, é possível identificar os pontos fracos e melhorá-los futuramente. Sempre atendendo às necessidades especiais dos alunos.

Qual a diferença entre educação inclusiva e processos de avaliação?

Educação inclusiva e processos de avaliação. A educação inclusiva parte do pressuposto de que a diferença é própria da condição humana. Que somos todos diferentes, singulares e únicos. Quando se generaliza os procedimentos de avaliação para os estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, se torna um problema.

Postagens relacionadas: