Como a consciência social vai ser adquirida?
Índice
- Como a consciência social vai ser adquirida?
- O que é a consciência social?
- Como é formada a consciência social?
- Como a filosofia pode contribuir para a consciência social?
- O que é abstração e como ela surge na consciência social?
- O que é falta de consciência social?
- O que é consciência social exemplos?
- Quais são os estados de consciência?
- Como se forma a consciência social na nossa escola e comunidade?
- Como se forma a consciência?
- Qual a dimensão da consciência do sujeito?
- Quais as dimensões do processo de conscientização?
- Qual a importância da descoberta da consciência?
Como a consciência social vai ser adquirida?
Assim, é importante que o aprendizado da consciência social se dê por meio do diálogo em casa, além de debates, rodas de conversa e estudos sociais na escola. Porém, é necessário também que o jovem seja convidado a conhecer algumas questões na prática, para que perceba as realidades diferentes da sua.
O que é a consciência social?
Já ter a consciência social significa englobar os indivíduos, grupos e comunidades que nos relacionamos e desenvolver junto a eles uma valorização dos diretos humanos para proporcionar interações harmoniosas que permitem o progresso social.
Como é formada a consciência social?
A consciência social, portanto, é algo que está sempre em desenvolvimento, sendo determinada por certos pensamentos e ações, e também determinando-os. É papel dos pais e professores estimular essas reflexões, e isso é feito provocando outros sentimentos, que devem ser desenvolvidos desde cedo.
Como a filosofia pode contribuir para a consciência social?
O filósofo sistematiza as aspirações dos seres humanos que dão sentido ao dia-a-dia, à luta, ao trabalho, à ação. ... E é finalidade da filosofia, contribuir para a consciência social, dando sentido a existência: buscar o bem da sociedade, lutar pela emancipação dos oprimidos, lutar pela emancipação de um povo etc.
O que é abstração e como ela surge na consciência social?
A abstração é a operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo, etc. É isolada de outras coisas com que está numa relação maior. Ela é inerente a qualquer procedimento cognitivo.
O que é falta de consciência social?
Trata-se do acto psíquico que permite que a pessoa se enxerga no mundo, isto é, tenha noção da sua existência no mesmo. A consciência é o conhecimento reflexivo das coisas. ... Um indivíduo que tenha consciência social é precisamente consciente de como o ambiente pode favorecer ou prejudicar o desenvolvimento das pessoas.
O que é consciência social exemplos?
Consciência social é a maneira como um indivíduo entende o seu papel dentro de um grupo de pessoas, que pode ser a escola, a comunidade onde mora, o país, o continente ou, até mesmo, o planeta. A crescente necessidade por práticas mais ecológicas é um bom exemplo que se expande para todo o globo.
Quais são os estados de consciência?
Entretanto, a natureza da consciência pode variar e o ser humano tem a possibilidade de experimentar vários níveis ou estados de consciência. Assim, podemos viver: o sono profundo sem sonhos, o sonho, a obnubilação, o coma, o estado de vigília, a "consciência de si" e a "consciência objetiva".
Como se forma a consciência social na nossa escola e comunidade?
Para que a consciência social ocorra, é importante trabalhar com o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais. A empatia, como já dissemos, é fundamental na formação do indivíduo, permitindo à criança se colocar no lugar de outra pessoa.
Como se forma a consciência?
Para Susan Greenfield, pesquisadora da Universidade de Oxford, a consciência não é um lampejo, mas um contínuo de conexões dos seus neurônios, que vão ocorrendo do momento em que você nasce até o fim da sua vida. A cada nova experiência, seu cérebro faz uma representação mental que é armazenada em sua memória.
Qual a dimensão da consciência do sujeito?
A consciência do indivíduo pode centrar-se no próprio sujeito, como a interioridade ou pode, centrar-se sobre os objetos exteriores, como a alteridade (o outro que não eu). Assim, o processo de conscientização apresenta duas dimensões vinculadas com o ideal falar/ouvir: Eu, interioridade X o outro, o objeto, a alteridade.
Quais as dimensões do processo de conscientização?
Assim, o processo de conscientização apresenta duas dimensões vinculadas com o ideal falar/ouvir: Eu, interioridade X o outro, o objeto, a alteridade. Por um lado, existe a consciência de si que exige reflexão, neste sentido o indivíduo atinge a interioridade que se manifesta no processo de falar, criar, afirmar, etc.
Qual a importância da descoberta da consciência?
A “descoberta” da consciência e a sua influência no comportamento humano e toda a sua complexidade, faz-nos ter a perceção de que existimos, que temos um lugar na sociedade em que vivemos, sendo algo fundamental para a compreensão mais profunda do Eu.