Quais os cuidados recomendados durante o curativo da ferida oncológica para o controle da dor?
Índice
- Quais os cuidados recomendados durante o curativo da ferida oncológica para o controle da dor?
- Como é feito o tratamento do câncer?
- Como o câncer surge no organismo?
- O que deve ser avaliado pela equipe ou cuidador na ferida oncológica?
- Como fazer curativo em ferida de câncer de pele?
- É possível tratar o câncer sem quimioterapia?
- Como fazer o curativo?
- Quais são os cuidados após a cirurgia?
- Como remover o curativo pela primeira vez?
- Quando deve ser trocado o curativo?
Quais os cuidados recomendados durante o curativo da ferida oncológica para o controle da dor?
- Retirar antisséptico com jato se soro fisiológico a 0,9% e manter gazes embebidas em hidróxido de alumínio no leito da ferida. - Outras opções: sulfadiazina de prata e/ou carvão ativado envolto em gaze umedecida com soro fisiológico a 0,9%. Ocluir com gaze embebida em vaselina líquida.
Como é feito o tratamento do câncer?
O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.
Como o câncer surge no organismo?
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
O que deve ser avaliado pela equipe ou cuidador na ferida oncológica?
Deve- se avaliar a ferida quanto a sua apresentação, localização, tamanho, coloração, quantidade de secreção, grau de odor, presença de sangramento, fístulas, tuneilizações, prurido e dor.
Como fazer curativo em ferida de câncer de pele?
Estas feridas necessitam de curativos de fácil aplicação e remoção, que mantenham o local úmido, caso essa ferida apresente-se seca, evitando machucar a pele; curativos que absorvam secreções, caso a ferida apresente se úmida, curativos que diminuam o risco de sangramento ou controlem quando acontecem; produtos que ...
É possível tratar o câncer sem quimioterapia?
Imunoterapia
- O que é: drogas que ensinam o próprio sistema imune a combater a doença.
- Como é feita: infusões intravenosas, injeções e comprimidos.
- Efeitos colaterais: fadiga, náuseas, coceira e constipação.
- O que é: bloqueia a ação de hormônios que fazem o câncer se expandir.
- Como é feita: comprimidos e injeções subcutâneas.
Como fazer o curativo?
Dependendo do local que foi suturado, a própria pessoa pode fazer os devidos cuidados, mas se precisar de ajuda, outra pessoa poderá fazer este trabalho com tranquilidade. Assim que o paciente leva alguns pontos, a enfermeira fará o curativo e o mesmo é recomendado que permaneça nas primeiras 24 horas.
Quais são os cuidados após a cirurgia?
Após a cirurgia alguns cuidados são importantes para reduzir o tempo de internação, facilitar a recuperação e evitar o risco de complicações como infecções ou trombose, por exemplo.
Como remover o curativo pela primeira vez?
Por isso é importante ter cautela para não expor esse curativo à sujidade. Quando chegar a hora de trocar o curativo pela primeira vez, é preciso retirá-lo com todo cuidado possível, pois a pele estará sensível devido à colocação dos pontos. Você pode usar um removedor de adesivos para ajudar.
Quando deve ser trocado o curativo?
O curativo deve ser trocado, no máximo, até 48 horas, sempre que estiver sujo ou de acordo com a indicação de um enfermeiro.