Qual a maneira correta de coletar as plantas medicinais?
Índice
- Qual a maneira correta de coletar as plantas medicinais?
- São cuidados a serem tomados na colheita de plantas medicinais?
- Quando colher ervas medicinais?
- Qual é a origem das plantas medicinais?
- Qual a importância da escolha do solo adequado para as plantas medicinais?
- Quais são as formas de preparo do solo para o plantio das diferentes espécies de plantas medicinais?
- Qual é o guia prático para cultivo de plantas medicinais?
- Quando se cultiva uma planta medicinal?
- Por que o conhecimento de plantas medicinais é difundido?
- Por que o uso de plantas medicinais pode contribuir para a saúde?
Qual a maneira correta de coletar as plantas medicinais?
→As flores das plantas medicinais devem ser colhidas plenamente desenvolvidas e abertas. É o caso da camomila, da calêndula e do sabugueiro, cujas flores devem ser colhidas sem o pedúnculo, quando estão com as pétalas abertas e formando um ângulo reto com o eixo do pedúnculo.
São cuidados a serem tomados na colheita de plantas medicinais?
Cuidados a serem observados durante a colheita →Não colher plantas doentes, comidas por insetos, ou muito jovens, mas sim, colher plantas em plena maturidade e com a maior vitalidade. →Colher as folhas e as hastes quando a planta ainda não tiver lançado flores. →Colher as sumidades floridas antes da floração total.
Quando colher ervas medicinais?
Preferencialmente, a colheita das plantas medicinais deve ser realizada no início da floração, momento em que apresentam alto teor de óleos essenciais. No caso da camomila, a colheita nessa fase também evita que as flores da planta caiam ao secarem.
Qual é a origem das plantas medicinais?
A origem do uso das plantas medicinais pelo homem remonta à pré-história. Alimentando-se de ervas e raízes, aqueles primatas utilizavam os vegetais por instinto, como medicamento. ... A civilização egípcia, com aproximadamente 4 mil anos, ficou conhecida como o berço da medicina, perfumaria e farmácia.
Qual a importância da escolha do solo adequado para as plantas medicinais?
O cultivo de plantas medicinais é uma necessidade, Segundo Corrêa et al. (1998), esse cultivo deve ser racional e produtivo e o solo se não for o mais adequado deve sofrer os tratamentos necessários tais como: correção de pH, adubação e irrigação.
Quais são as formas de preparo do solo para o plantio das diferentes espécies de plantas medicinais?
Nas sementeiras, a terra deve ser bem fofa, e as sementes podem ser cobertas com areia bem fina ou terra peneirada. As covas que serão feitas para plantio das espécies, devem ter 30 cm de largura x 30 cm de comprimento 30 cm de profundidade.
Qual é o guia prático para cultivo de plantas medicinais?
GUIA PRÁTICO Azevedo, Celma Domingos de Cultivo de plantas medicinais: guia prático / Celma Domingos de Azevedo, Maria Apareci- da de Moura. -- Niterói: Programa Rio Rural, 2010. ¬¬¬¬¬19 p. ; 30 cm. – (Programa Rio Rural. Manual Técnico; 27). Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro.
Quando se cultiva uma planta medicinal?
Quando se cultiva planta medicinal deve-se observar a influência que os fatores climáticos têm sobre o seu desenvolvimento, podendo variar com a espécie estudada, tendo em vista que a produção de princípios ativos pode diminuir ou aumentar. Temperatura - o aumento da temperatura faz aumentar também a velocidade de crescimento da planta.
Por que o conhecimento de plantas medicinais é difundido?
Por essas razões é que trabalhos de difusão e resgate do conhecimento de plantas medicinais vêm-se difundindo cada vez mais, principalmente nas áreas mais carentes. Para a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é: “Um bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença”.
Por que o uso de plantas medicinais pode contribuir para a saúde?
O uso de plantas medicinais como prática alternativa pode contribuir para a saúde dos indivíduos, mas deve ser parte de um sistema integral que torne a pessoa realmente saudável e não simplesmente “sem doença”.