Como é feito o aterramento de residências?
Índice
- Como é feito o aterramento de residências?
- Quais as principais funções de um aterramento elétrico?
- Qual o melhor esquema de aterramento para residência?
- Qual o melhor aterramento para residências?
- Qual a resistência de um bom aterramento?
- Como se faz a instalação do aterramento?
- Como fazer um aterramento elétrico?
- Qual o objetivo do aterramento do sistema elétrico?
- Como funciona a instalação de eletrodo de terra?
Como é feito o aterramento de residências?
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Quais as principais funções de um aterramento elétrico?
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Qual o melhor esquema de aterramento para residência?
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Qual o melhor aterramento para residências?
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
Qual a resistência de um bom aterramento?
A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
Como se faz a instalação do aterramento?
A norma ABNT NBR 5410, que trata de instalações elétricas residenciais, reforça a importância de se fazer a instalação do aterramento, tanto residencial quanto industrial “todo circuito deve dispor de condutor de proteção, em toda sua extensão”.
Como fazer um aterramento elétrico?
Ainda existem profissionais que possuem dúvidas de como fazer um aterramento correto, portanto iremos ensinar como fazer um aterramento residencial, além de explicar o que é aterramento elétrico, quais os tipos de aterramento e muito mais, vamos lá pessoal! O que é aterramento elétrico?
Qual o objetivo do aterramento do sistema elétrico?
Os objetivos do aterramento do sistema O primeiro objetivo do aterramento dos sistemas elétricos é proteger as pessoas e o patrimônio contra uma falta (curto-circuito) na instalação. Em termos simples, se uma das três fases de um sistema não aterrado entrar em contato com a terra, intencionalmente ou não, nada acontece.
Como funciona a instalação de eletrodo de terra?
Neste esquema, a instalação está isolada da terra, ou o ponto neutro de sua fonte de alimentação conectado à terra através de uma alta impedância. Todas as partes condutoras, expostas e estranhas, são aterradas através de uma instalação de eletrodo de terra.