Quais os tipos de alongamento muscular?
Índice
- Quais os tipos de alongamento muscular?
- Como ocorre o processo de alongamento muscular?
- Como deve ser feito o alongamento correto?
- Quais são os tipos de alongamento mais utilizado?
- Quais são os tipos de alongamento fale sobre cada um deles?
- O que ocorre no alongamento?
- Como ocorre o encurtamento muscular?
- O que é fazer alongamento?
- Qual a importância do alongamento muscular?
- Quais os benefícios do exercício de alongamento?
- Por que o alongamento prejudica a musculatura?
- Como fazer os movimentos de alongamento?
Quais os tipos de alongamento muscular?
Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.
Como ocorre o processo de alongamento muscular?
Um alongamento causa mudanças dentro do músculo, a sobreposição dos miofilamentos finos e grossos diminui, quando isso acontece as fibras musculares atingem uma posição de repouso máximo, melhorando o desempenho e diminuindo as chances de lesão. Para executar um alongamento correto é necessário aquecer o músculo antes.
Como deve ser feito o alongamento correto?
Dicas importantes:
- Faça pelo menos 15 minutos antes e após qualquer atividade física;
- Use somente posições estáticas, sem balançar o corpo;
- Alongue-se de forma relaxada e sem sentir dor;
- Em dias de frio, mantenha-se agasalhado para evitar friagem;
- Durante cada exercício, respire pausadamente.
Quais são os tipos de alongamento mais utilizado?
Principais tipos de alongamentos
- Estático. É uma das formas mais conhecidas, onde os exercícios são feitos em repouso. ...
- Dinâmico. Já o alongamento dinâmico, por outro lado, consiste em alongar dando impulso. ...
- Ativo. ...
- Passivo. ...
- Balístico. ...
- Isométrico. ...
- 1 – Alongamento do tronco. ...
- 2 – Alongamento para pernas: isquiotibiais.
Quais são os tipos de alongamento fale sobre cada um deles?
Existem várias formas de realizar o alongamento, e aqui vamos citar as principais: alongamento dinâmico ou balístico; alongamento estático; facilitação neuromuscular proprioceptiva; alongamento específico e alongamento passivo.
O que ocorre no alongamento?
Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados. Assim, preparam-se os músculos, que ficam protegidos de possíveis lesões e têm seu desempenho potencializado.
Como ocorre o encurtamento muscular?
Quando não há estímulo para o alongamento dos músculos, as fibras se amontoam e perdem a elasticidade. A pele, assim, também adere à posição inativa do músculo, o que limita a extensão dos movimentos. O corpo se adapta a essa baixa demanda muscular, levando ao encurtamento.
O que é fazer alongamento?
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.
Qual a importância do alongamento muscular?
Qual é a importância do alongamento muscular? A prática constante do alongamento muscular tem o potencial de movimentar as articulações e reduzir as dores. Como consequência, ele auxilia a deixar o corpo menos tenso e enrijecido, tornando-o mais flexível e moldável.
Quais os benefícios do exercício de alongamento?
Benefícios da prática de exercícios de alongamento: Maior disposição. Melhora da postura corporal. Alívio das tensões do dia a dia. Relaxamento e bem-estar. Estímulo do cérebro para liberar os hormônios do bem-estar, incluindo a serotonina. Auxílio na liberação de toxinas durante a respiração, que deve ser feita de forma calma e profunda.
Por que o alongamento prejudica a musculatura?
O alongamento aquece a musculatura e evita lesões, problemas ortopédicos e dores musculares. Além disso, ele melhora a mobilidade das articulações, o que favorece a flexibilidade corporal. De acordo com o fisiologista do esporte, Paulo Correia, não existe "receita" para o alongamento, e sim evolução.
Como fazer os movimentos de alongamento?
Os movimentos de alongamento devem ser feitos relaxando-se a musculatura trabalhada, de forma estável e mantendo-se a atenção sobre os músculos que estão sendo alongados naquele momento. Devem ser realizados de maneira suave, sem balanceios, mantendo-se a posição em torno de 20 a 30 segundos.