Como pedir a prestação de contas do condomínio?
Índice
- Como pedir a prestação de contas do condomínio?
- Qual a importância da prestação de contas para o condomínio e para o síndico?
- O que fazer se o síndico não presta contas?
- Como fazer uma prestação de contas simples?
- Quem pode exigir contas do síndico?
- O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?
- Como fazer um relatório de condomínio?
- O que é e qual a importância da prestação de contas?
- Como organizar a prestação de Contas do condomínio?
- Qual o prazo de prescrição de contas em condomínio?
- Por que as contas bancárias devem estar em nome do condomínio?
- Quais são os prazos e solenidades necessárias à realização de contas no condomínio?
Como pedir a prestação de contas do condomínio?
O síndico deve convocar uma vez por ano, uma Assembleia Geral Ordinária, que deve constar em pauta, prestação de contas e aprovação, previsão orçamentária, eleição do síndico e do conselho, etc. Caso o síndico não convoque à assembleia, 1/3 dos condôminos, podem convocar.
Qual a importância da prestação de contas para o condomínio e para o síndico?
A prestação de contas é de responsabilidade do sindico, visto que ele é o gestor da vida social e econômica do condomínio deve satisfação sobre os atos aos moradores. É obrigatória para quem administra bens alheio.
O que fazer se o síndico não presta contas?
1) Conversar com o síndico e com a administradora para solicitar uma explicação e o agendamento da assembleia para que preste contas. 2) Caso não funcione, qualquer condômino pode notificar o síndico e a administradora de forma extrajudicial para documentar esse pedido.
Como fazer uma prestação de contas simples?
PRESTAÇÃO DE CONTAS RÁPIDA E FÁCIL
- Relatório analítico. Posteriormente será importante ter a relação das entradas e saídas, que podem ser feitas em um relatório analítico ou extrato de conta com descrições, que servirá para conferência dos itens totalizados no relatório sintético.
- DRE. ...
- Fluxo de Caixa. ...
- Conciliação bancária.
Quem pode exigir contas do síndico?
Segundo o Art. 1.348 do Código Civil brasileiro, o síndico é obrigado a prestar contas à assembleia anualmente e quando exigido – ou seja, o condômino pode pedir para conferir as contas do condomínio sempre que achar necessário.
O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?
O síndico tem o dever de informar, por meio de assembleia, a ocorrência de procedimento judicial ou administrativo, para que assim, em conjunto, todos possam decidir as medidas a serem adotadas na defesa dos interesses comuns do condomínio.
Como fazer um relatório de condomínio?
Como fazer um relatório de gestão condominial?
- Relatório de receitas. Essa parte do documento especifica os valores recebidos ao longo do ano. ...
- Relatório de despesas. O foco aqui são as contas pagas com o passar do tempo. ...
- Relatório de inadimplência. ...
- Relatório de orçamento. ...
- Balanço.
O que é e qual a importância da prestação de contas?
A prestação de contas pode se explicar como um balanço financeiro obrigatório, tanto para empresa como para entidades, com o objetivo de demonstrar transparência nas transações financeiras. Por meio deste relatório é documentado todos os dados financeiros da organização, de despesas a receita.
Como organizar a prestação de Contas do condomínio?
A prestação de contas do condomínio é um dos momentos mais delicados durante a gestão sindical. É preciso ser bastante organizado para conseguir reunir todos os dados relativos à gestão. Além do mais, há também a necessidade de apresentar tudo de forma clara e objetiva antes de passar o bastão.
Qual o prazo de prescrição de contas em condomínio?
Se apresentação anual não for feita, o prazo de prescrição da prestação de contas em condomínio é de três anos, conforme explica o Art. 206 § 3o.
Por que as contas bancárias devem estar em nome do condomínio?
Mesmo que o administrador seja da confiança de todos os moradores, as contas devem estar em nome do condomínio. Por exemplo, se o administrador morrer, todo o dinheiro em seu nome reverte para os herdeiros. Já se o destino lhe reservar dívidas que não consiga pagar, é provável que as suas contas bancárias sejam penhoradas.
Quais são os prazos e solenidades necessárias à realização de contas no condomínio?
O Código Civil já prevê os prazos e solenidades necessárias à realização das prestações de contas no condomínio, como determina a redação do Art. 1.350, com o seguinte texto: "Art. 1.350.