Como fazer o descarte de agulhas e seringas?
Índice
- Como fazer o descarte de agulhas e seringas?
- Quem é responsável pelo descarte de materiais perfurocortantes?
- Onde e como devemos descartar os materiais potencialmente infectantes e os Perfuro-cortantes?
- Para que são utilizados os coletores de materiais perfurocortantes?
- Como realizar o descarte de materiais odontológicos?
- Qual a importância do descarte de material biológico?
- Como fazer o descarte de latinhas de conserva?
- Como descartar agulhas e seringas para descarte?
Como fazer o descarte de agulhas e seringas?
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
Quem é responsável pelo descarte de materiais perfurocortantes?
A coleta e transporte dos materiais perfurocortantes deverão ser realizados por equipe responsável pelo serviço, devidamente treinada e paramentada com os Equipamentos de Proteção Individual (COELHO, 2001; BRASIL, 2004).
Onde e como devemos descartar os materiais potencialmente infectantes e os Perfuro-cortantes?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado. Estas regras de descarte devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde.
Para que são utilizados os coletores de materiais perfurocortantes?
As caixas coletoras de perfurocortantes devem ser fabricadas de acordo com as normas da ABNT NBR 13853, fornecendo proteção contra perfurações, vazamentos e garantindo segurança aos usuários. Ela é composta por muitos elementos e sua montagem correta garante a eficiência do descarte e confiabilidade do recipiente.
Como realizar o descarte de materiais odontológicos?
Escrito por Schuster Equipamentos Odontológicos, em 04 de junho de 2018. Os dentistas utilizam diversos materiais contaminantes que necessitam de cuidado no descarte. Neste texto apresentamos algumas dicas importantes para realizar o descarte de materiais odontológicos corretamente dentro do seu consultório.
Qual a importância do descarte de material biológico?
No caso desta não ser perfeitamente efetuada, não somente os trabalhadores correm riscos, mas também o meio ambiente. O descarte de material biológico tem tanta importância quanto o correto manuseio dos agentes, como o uso de EPI adequado e como o conhecimento de práticas seguras.
Como fazer o descarte de latinhas de conserva?
No caso das latinhas de conserva apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes. Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO, MATERIAL CORTANTE.
Como descartar agulhas e seringas para descarte?
Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).