Qual a maneira correta de realizar o descarte de produtos químicos dos laboratórios?

Índice

Qual a maneira correta de realizar o descarte de produtos químicos dos laboratórios?

Qual a maneira correta de realizar o descarte de produtos químicos dos laboratórios?

Os resíduos químicos laboratoriais segregados deverão ser acondicionados em recipientes resistentes e quimicamente compatíveis com os resíduos. Todos os recipientes deverão ser rotulados e tampados. Os rótulos devem conter a inscrição “RESÍDUO PERIGOSO” ou “RESÍDUO QUÍMICO”, o nome do resíduo químico.

Como deve ser feito o descarte de resíduos químicos?

Resíduos químicos sólidos deverão ser colocados para descarte em recipiente de material rígido, como, por exemplo, as caixas para perfurocortante. Essa caixa será devidamente lacrada e etiquetada, sendo identificada como resíduo químico. Ela ficará armazenada em local adequado até que seja feita a retirada.

Como descartar embalagens de produtos químicos?

- Gatti Química - Blog Como descartar embalagens de produtos químicos corretamente! Os materiais de limpeza são excelentes aliados da saúde, já que eles ajudam a eliminar os micro-organismos causadores de doenças e alergias e deixam os ambientes limpos.

Por que os produtos químicos podem reagir entre si?

Os produtos químicos, devido às suas propriedades, muitas vezes desconhecidas por não especialistas, podem reagir entre si de modo violento, resultando, por exemplo, em uma explosão, ou podendo produzir gases altamente tóxicos ou inflamáveis.

Como devem ser armazenados os produtos químicos?

Os produtos químicos devem - e observa-se aqui a imposição, e não a faculdade - ser armazenados por família e em distância mínima de um metro entre as famílias. Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira).

Qual a consequência do descarte inadequado desses materiais?

O descarte inadequado desses materiais pode trazer sérias consequências para o meio ambiente e até mesmo para os seres humanos. Por exemplo, o mais famoso caso no Brasil foi o da contaminação pelo Césio 137, que foi o acidente radioativo mais grave no país.

Postagens relacionadas: