Quando deverá ser feito o exame demissional?
Índice
- Quando deverá ser feito o exame demissional?
- Como deve ser o exame demissional?
- Quais exames são obrigatórios no demissional?
- O que é feito no exame demissional?
- Quem pede conta tem que fazer o exame demissional?
- O que perguntam no exame demissional?
- O que reprova no exame demissional?
- O que é avaliado no exame demissional?
- Qual a obrigação do exame demissional?
- Será que o trabalhador não é aprovado no exame demissional?
- Qual o prazo para realização do exame médico demissional?
- Qual o exame admissional e demissional?
Quando deverá ser feito o exame demissional?
Segundo a nova portaria, o exame médico demissional deve ser realizado obrigatoriamente em até 10 dias contados a partir da data do término do contrato.
Como deve ser o exame demissional?
O exame demissional deve ser agendado e pago pela empresa, cabe o colaborador apenas comparecer ao exame na data e horário marcados. Após o encerramento do exame, o médico irá atestar ou não a aprovação do desligamento do funcionário com a empresa.
Quais exames são obrigatórios no demissional?
Quais são os exames demissionais obrigatórios e complementares?
- Exame Clínico Completo e Anamnese. É realizada uma anamnese patológica ocupacional completa, além do exame clínico. ...
- Audiometria. ...
- Espirometria. ...
- Hemograma Completo. ...
- Radiografias. ...
- Exame de Gravidez.
O que é feito no exame demissional?
O exame demissional é uma consulta médica que deve ser feita pelo colaborador após o seu desligamento na empresa. Nessa consulta, o colaborador é submetido a uma série de avaliações, como: visão, exame de sangue, pressão arterial, etc.
Quem pede conta tem que fazer o exame demissional?
Para que serve o exame demissional? O exame demissional é um dos tantos tipos de exame médico, sendo realizado quando um profissional é dispensado ou tem seu contrato encerrado com uma empresa. Então, não importa se houve um pedido de demissão, dispensa por parte do empregador ou acordo mútuo.
O que perguntam no exame demissional?
O exame demissional é uma consulta médica que deve ser feita pelo colaborador após o seu desligamento na empresa. Nessa consulta, o colaborador é submetido a uma série de avaliações, como: visão, exame de sangue, pressão arterial, etc.
O que reprova no exame demissional?
Assim, em resumo, o empregado que no exame demissional for considerado inapto para o trabalho ou diagnosticado com alguma doença relacionada à função, como já explicamos, não poderá ter a dispensa homologada e deverá ser conduzido a tratamento médico.
O que é avaliado no exame demissional?
O exame demissional é um dos exames ocupacionais que fazem parte das obrigações legais aos quais as empresas estão sujeitas. Seu objetivo principal é avaliar as condições de saúde do profissional antes que, de fato, ele seja desligado.
Qual a obrigação do exame demissional?
Ainda assim, a obrigação pelo pagamento não apenas do exame demissional, mas também do exame admissional e periódicos, será sempre de quem emprega. No caso de estagiários, o exame demissional é realizado apenas em casos extraordinários, como em condições de trabalhos que estão ligados diretamente a saúde e a segurança do estagiário.
Será que o trabalhador não é aprovado no exame demissional?
O trabalhador que não é aprovado no exame demissional não pode ser desligado da empresa, já que a justiça compreende que a empresa é a responsável por qualquer situação clinica adquirida pelo seu colaborador no decorrer de seu tempo de trabalho.
Qual o prazo para realização do exame médico demissional?
Antes da Reforma Trabalhista, lei 13.467/17, a Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7) estabelecia que o prazo para a realização do exame médico demissional era até a data da homologação da rescisão contratual, por força do artigo 477§§ 1º e 6º, a e b da CLT.
Qual o exame admissional e demissional?
O exame demissional é obrigatório, salvo exceção, e pode trazer direitos trabalhistas ao empregado! Veja mais sobre o exame admissional e demissional