Como é feito o exame de inspeção e palpação das mamas?
Índice
- Como é feito o exame de inspeção e palpação das mamas?
- Como fazer a palpação deitada descreva passo a passo?
- Quais características devem ser descritas pelo examinador ao encontrar uma nodulação palpável no exame físico das mamas?
- Quando deve ser realizado o exame clínico das mamas?
- Como se Auto-examinar?
- O que se observa apenas com a inspeção das mamas?
- Quando devemos realizar o exame de toque na mama e porquê?
- Qual a importância da palpação das mamas?
- Como fazer a palpação do tecido mamário?
- Como fazer a palpação da mama esquerda com a mão esquerda?
- Como fazer a palpação de pé?
Como é feito o exame de inspeção e palpação das mamas?
Deve ser realizada com a paciente em decúbito dorsal, os braços estendidos para trás da cabeça. Com a face palmar da mão, percorrer os quadrantes mamários no sentido horário da porção mais externa a mais interna, até chegar à porção central da mama, onde está o complexo areolopapilar.
Como fazer a palpação deitada descreva passo a passo?
Para se fazer a palpação deitada deve-se:
- Deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, como mostra a imagem 4;
- Colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável;
- Palpar a mama esquerda com a mão direita, como mostra a imagem 5.
Quais características devem ser descritas pelo examinador ao encontrar uma nodulação palpável no exame físico das mamas?
Em relação às mamas, deve-se observar o número de mamas, localização, forma, volume (tomando-se o cuidado de se graduar quando se fizer a anotação), contornos (abaulamentos e retrações) e também a simetria.
Quando deve ser realizado o exame clínico das mamas?
O exame fisíco das mamas, também chamado de exame clínico das mamas (ECM), deve ser realizado rotineiramente pelo médico durante a sua consulta em mulheres a partir de 25 anos, preferentemente na primeira semana após a menstruação.
Como se Auto-examinar?
Em frente ao espelho:
- Posicione-se em frente ao espelho;
- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
O que se observa apenas com a inspeção das mamas?
Na inspeção estática, procura-se observar a simetria, abaulamentos, retrações ou presença de edema cutâneo das mamas, o aspecto das aréolas e papilas, procurando identificar áreas de ulceração ou eczemas.
Quando devemos realizar o exame de toque na mama e porquê?
O autoexame de mama é indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Como as mamas podem ficar inchadas antes e durante o período menstrual, a recomendação é fazer o exame 7 dias depois do início do sangramento. No caso das mulheres que estão na menopausa, o ideal é escolher uma data fixa todos os meses.
Qual a importância da palpação das mamas?
O examinador deve relatar a presença de cicatrizes cirúrgicas prévias, nevos cutâneos, marcas congênitas e tatuagens. PALPAÇÃO: A palpação das mamas abrange o exame dos linfonodos das cadeias axilares, supra e infraclaviculares, que deve ser realizado com a paciente na posição sentada.
Como fazer a palpação do tecido mamário?
Palpação do Tecido Mamário - Com a mulher confortavelmente deitada e com as duas mãos sob a cabeça, o profissional procura, por meio de manobra de dedilhamento da mama, identificar nódulos suspeitos. O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo.
Como fazer a palpação da mama esquerda com a mão esquerda?
Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita usando os movimentos da imagem 5; Repetir estes passos para a mama do lado direito. A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo.
Como fazer a palpação de pé?
A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Para isso deve-se: Repetir estes passos para a mama do lado direito. A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo.