Qual procedimento para fazer recall?

Índice

Qual procedimento para fazer recall?

Qual procedimento para fazer recall?

O Recall é, de acordo com o Ministério da Justiça, a forma pela qual um fornecedor/fabricante vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Quando o processo obrigatório é iniciado, deve haver o recolhimento de produtos, o esclarecimento dos fatos e a apresentação de soluções.

Quanto tempo depois posso fazer o recall?

Segundo o órgão, o recall não atendido após um ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo, e o mesmo só poderá ser licenciado a partir da comprovação do serviço realizado.

O que acontece se não fazer recall?

A partir de agora, veículos que não fizerem recall não vão poder ser licenciados nem transferidos. Ou seja, terão o documento bloqueado. ... Desde 2019, o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) desses carros podem ter um aviso impresso, alertando sobre a pendência.

Quem determina um recall?

O alerta e convocação sobre a necessidade de recall é de responsabilidade da montadora e é uma garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Quais os tipos de recall?

Há duas maneiras de encarar um recall: a primeira, como sinal de falta de cuidado durante o processo de produção, resultando em defeitos que precisam de reparo. A segunda, como ato responsável do fabricante, disposto a sanar falhas às quais um bem industrializado está sujeito.

Qual é o tipo de manutenção aplicada no recall?

Esse tipo é indicado para analisar diferentes itens e componentes do veículo visando identificar peças que estão no fim de sua vida útil ou sofreram gastos excessivos.

O que é um recall de produtos?

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções.

Qual o objetivo do recall?

O objetivo essencial do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais. Qualquer prejuízo físico ou moral em virtude do defeito apresentado no produto/serviço é de inteira responsabilidade do fornecedor.

Quando deve ser prestado o serviço de recall?

O serviço deve ser prestado sem custo nenhum para o consumidor e não há prazo mínimo ou máximo para que o serviço seja feito – sendo a fornecedora obrigada a manter as peças necessárias à disposição do mercado por tempo indeterminado. Quando um problema é considerado caso de recall?

Quais são os defeitos que causam o recall?

Os defeitos que provocam o recall são relativos a problemas graves e que colocam risco ao trânsito ou ao motorista ou os outros passageiros. O causa maior preocupação são os riscos a saúde e a segurança das pessoas.

Qual o significado da palavra recall?

Recall é uma palavra em inglês comumente usada para caracterizar as convocações feitas pelas montadoras para realizar reparos, substituição de peças, retiradas de modelo do mercado . Ou ainda, qualquer medida que garanta a segurança do condutor e ocupantes de um veículo que pode apresentar falhas devido à defeitos de fábrica detectados.

Postagens relacionadas: