Qual a distância entre as escoras de uma laje?

Índice

Qual a distância entre as escoras de uma laje?

Qual a distância entre as escoras de uma laje?

1 – Escoramento: A distância máxima entre linhas de escoras deve ser 1,30 mts de eixo. Para lajes altas, reduz-se este valor até 1,00 mts. O escoramento deve ser feito com tábuas de 1” x 30 cm em pé, apoiadas em pontaletes com encaixe para a tábua.

Quantos dias pode tirar as escoras de uma laje?

14 dias Em geral, 14 dias é o tempo mínimo definido para remover as escoras, mas tudo dependerá do que o responsável técnico pela obra definir.

Qual a distância de uma vigota para outra?

As vigotas devem se apoiar pelo menos 5 cm de cada lado da parede. O espaço que fica entre uma vigota e outra é preenchido pelo isopor ou pelas lajotas, colocadas em sequência, uma atrás da outra, e apoiadas em forma de encaixe nas vigotas. Existem medidas padronizadas para as lajotas e para as placas de isopor.

Como fazer cálculo de escoramento?

Para fazer a contraflecha deve-se calcular o centro exato do cômodo, traçando um X a partir dos cantos de paredes. No meio do X, que será o centro do cômodo, coloca-se uma escora extra, com um calço em forma de cunha, forçando-o pelo menos de 3 a 5 centímetros em relação ao restante.

Qual o prazo para retirada dos escoramentos?

As tábuas horizontais dos escoramentos devem ser niveladas pelo respaldo para vãos até 2,00m; acima desta medida podem haver indicações de contraflecha, dadas pelo fabricante, que deverão ser seguidas. O prazo mínimo para retirada dos escoramentos é de 18 dias após ter sido executada a laje, para lajes em balanço o prazo é de 28 dias.

Como devem ser colocadas as escoras?

As escoras devem ser colocadas no sentido inverso ao de apoio das vigotas,antes da colocação dos blocos, nunca forçando as vigas para cima. Devem estar apoiadas sobre base firme para evitar que elas afundem na hora da concretagem e fixadas com calços e cunhas .

Qual a diferença entre o escoramento e o cimbramento?

Já o escoramento refere-se exclusivamente ao sistema das escoras verticais – e seus acessórios relativos – que também dão suporte ao peso da obra. Ou seja, cumpre a mesma função que o cimbramento. A diferença é que a estrutura de escoramento é mais enxuta, com menos elementos na obra.

Postagens relacionadas: