Onde jogar o lixo infectante?

Índice

Onde jogar o lixo infectante?

Onde jogar o lixo infectante?

Todos os resíduos infecciosos devem ser coletados em sacos autolaváveis. O item que deve ser jogado fora é colocado antes dentro dos sacos brancos com símbolo de risco conforme o que preconiza a RDC nº 306/2004 da Anvisa, e submetidos ao processo de autoclavagem para prévia inativação microbiana.

O que pode ser descartado no lixo infectante?

  • Sangue hemoderivados;
  • Meios de cultura;
  • Órgãos, tecidos, peças anatômicas e fetos;
  • Filtros de gases aspirados provenientes de áreas contaminadas;
  • Resíduos (mesmo alimentares) provenientes de áreas de isolamento;
  • Resíduos gerados em laboratório de análises clínicas;
  • Resíduos gerados em unidade de atendimento ambiental;

Como deve ser feito o descarte de material infectante no local onde foi gerado?

O item que deve ser jogado fora é colocado antes dentro dos sacos e submetidos ao processo de autoclavação para prévia inativação microbiana. Após este processo o saco com os produtos devem ser colocados em sacos de lixo especiais para lixo infectante (saco branco).

Como são classificados os grupos infectantes?

A RDC 222/2018 da Anvisa classifica os resíduos perigosos do grupo A (Infectantes) em cinco subgrupos: A1, A2, A3, A4 e A5. Resíduos perfurocortantes (Grupo E) também podem estar contaminados com material possivelmente infectante.

O que devemos desprezar no lixo comum?

Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de ...

Quais são os lixos infectantes?

São considerados lixos infectantes (resíduos do grupo A, que apresentam riscos frente a presença de agentes biológicos):- Sangue hemoderivados; – Objetos perfurocortantes que sejam provenientes de estabelecimentos que prestem serviços de saúde.

Como é feito o descarte de resíduos infectantes?

É preciso seguir rigorosos padrões de qualidade e segurança para que o descarte de resíduos infectantes seja realizado com eficácia, ou seja, seguindo todos os procedimentos indicados pelos órgãos citados.

Qual a cartilha de orientação para descarte de resíduos?

Cartilha de Orientação para Descarte de Resíduos Esta é uma publicação da Diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretoria Executiva dos Laboratórios de Investigação Médica do Hospital das Clí- nicas - FMUSP e da Diretoria do Serviço de Verificação de Óbitos da Capital. Diretor FMUSP:Prof. Dr. Marcos Boulos

Como devem ser alocados os resíduos infectantes?

– Todos os resíduos considerados infectantes tem de ser alocados em sacos plásticos de cor branca, contendo identificação indelével do laboratório/biotério; – Salienta-se ainda que esse mesmo saco plástico branco deve conter também a identificação do símbolo infectante de forma visível;

Postagens relacionadas: