Como fazer a polinização de pitaya?
Índice
- Como fazer a polinização de pitaya?
- Qual a melhor hora para polinizar pitaya?
- Como germinar a flor da pitaya?
- Quantos dias a flor da pitaia fica aberta?
- Como polinizar flores manualmente?
- É preciso polinizar a pitaya?
- Porque a pitaia não segura os frutos?
- Qual é o preço da Pitaya?
- Qual a germinação da Pitaya?
- Quais são as flores da Pitaya?
- Por que a Pitaya é uma fruta tropical?
Como fazer a polinização de pitaya?
No México, local de origem da pitaia, a polinização é feita por morcegos, já que é durante a noite que a flor se abre. Mas no Ceará, onde não há visita desses animais nas plantações, pesquisadores descobriram a importância das abelhas e mariposas nesse trabalho.
Qual a melhor hora para polinizar pitaya?
Uma curiosidade importante da polinização da pitaia é que a abertura das flores tem início à noite, a partir das 19h, prolongando-se até às 8h do dia seguinte. Ou seja: é preciso trabalhar à noite!
Como germinar a flor da pitaya?
As semente começam a germinar de 8 a 12 dias após o plantio, para ter sucesso na germinação a rega deve ser diária e moderada, sem encharcar o substrato. Depois do surgimento das mudas o intervalo de rega deve aumentar, pois as mudas apodrecem com facilidade.
Quantos dias a flor da pitaia fica aberta?
A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos.
Como polinizar flores manualmente?
A polinização manual deve ser feita da seguinte maneira: na hora de polinizar, o produtor deve tocar os dedos nas anteras até que eles fiquem cobertos de pólen (pó amarelo) e tocar, levemente, nos três estigmas de outra flor.
É preciso polinizar a pitaya?
A intenção da polinização artificial na pitaia, de acordo com o professor do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA), José Darlan Ramos, é garantir maior pegamento, melhor qualidade das frutas e, consequentemente, resultar em uma maior produtividade.
Porque a pitaia não segura os frutos?
Será porque não há outra planta por perto? A pitaia é uma planta que apresenta autoincompatibilidade, portanto, não tem capacidade de realizar a autofecundação. Assim, há necessidade de outra planta próxima para que ocorra a polinização cruzada, fecundação e, consequentemente, formação de frutos.
Qual é o preço da Pitaya?
A pitaya tem preço de venda por quilo bem alto, no entanto, possui diversos nutrientes que proporcionam muitos benefícios a saúde. A pitaya é o fruto de uma espécie de cacto, o cactus epífitos, dos gêneros Hylocereus e Selenicereus.
Qual a germinação da Pitaya?
Após plantar as sementes devem germinar com 8 a 12 dias após o plantio e a rega deve ser diária, porém moderada para se ter uma boa germinação. A taxa de germinação da pitaya chega a 80%. Observe quais sementes germinam e separe os brotos para que as plantas cresçam vigorosamente.
Quais são as flores da Pitaya?
As flores da Pitaya são laterais, noturnas, com 20 a 35 cm de comprimento, brancas, completas, perfumadas ao abrir, à noite, quando são polinizadas por insetos. Contém numerosos estames, tendo sido contados acima de 800 em uma só flor, arranjados em duas fileiras, ao redor do pistilo formado por 14 a 28 estiletes de cor creme.
Por que a Pitaya é uma fruta tropical?
A Pitaya é uma fruta tropical nativa da América central, principalmente México, e vem ganhando destaque em diversos países mundo afora, principalmente no Brasil e em locais de clima tropical. Existem diversas variedades porém três comestíveis que são comumente comercializadas, são elas: