Como é feito o transporte de explosivos?
Índice
- Como é feito o transporte de explosivos?
- Qual órgão que regulamenta o transporte de explosivos?
- Qual a distância mínima que os veículos que transportam explosivos?
- Quem pode trabalhar com explosivos?
- Quem é o responsável pela fiscalização da utilização e acondicionamento dos explosivos?
- O que é a NR 19?
- Quem é responsável pela fiscalização de transporte de explosivos?
- Quais são as legislações técnicas específicas para armazenamento de explosivos no Brasil?
- Qual a distância mínima que os veículos que transportam explosivos trafegando em comboio deve manter dos demais veículos?
- Quem são os responsáveis pela utilização dos transportes e explosivos?
- Quando deve ser realizado o transporte de explosivos e acessórios?
- Como o transporte de material explosivo deve ser efetuado?
- Quais são os explosivos?
- Quais são as condições de uso dos explosivos armazenados?
Como é feito o transporte de explosivos?
Quer saber quais?
- Os detonadores, quando transportados em veículos, devem ser conservados em contentores adequados e colocados num compartimento sólido que deve manter-se fechado à chave;
- Os explosivos devem ser carregados de forma segura, de maneira a evitar qualquer risco de queda para fora do veículo.
Qual órgão que regulamenta o transporte de explosivos?
19.4.1 O transporte terrestre de explosivos deve seguir a legislação pertinente ao transporte de produtos perigosos, em especial a emitida pelo Ministério dos Transportes; o transporte por via marítima, fluvial ou lacustre, as normas do Comando da Marinha; o transporte por via aérea, as normas do Comando da Aeronáutica ...
Qual a distância mínima que os veículos que transportam explosivos?
§ 2º - Os fogueteiros e exploradores de pedreiras poderão manter depósito de explosivos correspondentes ao consumo de trinta dias, desde que os depósitos estejam localizados, a uma distância mínima de duzentos e cinqüenta metros da habitação mais próxima e a cento e cinqüenta metros das ruas ou estradas.
Quem pode trabalhar com explosivos?
Segundo essa diretriz, a fabricação de explosivos só é permitida para empresas autorizadas, em locais isolados e com a presença de no máximo quatro trabalhadores. A armazenagem e o transporte devem ocorrer em local adequado, tomando-se os devidos cuidados para que não ocorram acidentes, segundo as diretrizes da Norma.
Quem é o responsável pela fiscalização da utilização e acondicionamento dos explosivos?
Fabricação. De acordo com a NR 19, o Exército Brasileiro é a única instituição capacitada como órgão fiscalizador e responsável pela emissão do Título de Registro para as empresas que desejam fabricar explosivos.
O que é a NR 19?
Como todas as Normas Regulamentadoras, a NR 19 é fundamental para a Segurança do Trabalho. Isso porque ela determina todas as medidas de controle de risco para a proteção dos trabalhadores que atuam com Explosivos.
Quem é responsável pela fiscalização de transporte de explosivos?
7º O transporte e a armazenagem de explosivos pertencentes aos órgãos de Segurança Pública e às Forças Armadas são de responsabilidade dos próprios órgãos e respectivas Forças Singulares. Art.
Quais são as legislações técnicas específicas para armazenamento de explosivos no Brasil?
O armazenamento de explosivos de acordo com a NR-19 Ser apropriadamente ventilados; Manter ocupação máxima de sessenta por cento da área, respeitando-se a altura máxima de empilhamento de dois metros e uma entre o teto e o topo do empilhamento; Ser dotados de sinalização externa adequada.
Qual a distância mínima que os veículos que transportam explosivos trafegando em comboio deve manter dos demais veículos?
i) Quando em comboio, as viaturas deverão manter a distância interveicular de 80 (oitenta) m. j) Durante a carga ou a descarga de explosivos e munições, as viaturas devem ser conservadas freadas, engrenadas, calçadas e com motores desligados, a uma distância mínima de 60 (sessenta) m das demais.
Quem são os responsáveis pela utilização dos transportes e explosivos?
O embarcador é corresponsável pelo transporte de explosivos; Técnico de Segurança do Trabalho da empresa embarcadora pode e deve auxiliar as transportadoras a fazer um trabalho legal; Genericamente, as partes dos veículos utilizados no transporte de explosivos devem ser mantidas em bom estado de conservação e limpeza.
Quando deve ser realizado o transporte de explosivos e acessórios?
16.2.3 O transporte de explosivos e acessórios deve ser realizado por veículo dotado de proteção que impeça o contato de partes metálicas com explosivos e acessórios e atenda à regulamentação vigente do Ministério da Defesa e observadas as recomendações do fabricante.
Como o transporte de material explosivo deve ser efetuado?
16.1.2 O transporte e utilização de material explosivo devem ser efetuados por pessoal devidamente treinado, respeitando-se as Normas do Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados do Ministério da Defesa e legislação que as complemente. 16.1.3 O plano de fogo da mina deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado.
Quais são os explosivos?
Explosivos são substâncias capazes de rapidamente se transformarem em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas, subdividindo em: a) explosivos iniciadores: aqueles que são empregados para excitação de cargas explosivas, sensível ao atrito, calor e choque.
Quais são as condições de uso dos explosivos armazenados?
Inspecionar os explosivos armazenados para verificar as suas condições de uso, dentro dos seguintes períodos: (119.029-6 / I2) - acionadores, reforçadores, espoletas - primeiro exame 10 (dez) anos após a fabricação e, depois, 5 (cinco) em 5 (cinco) anos. 19.1.5.