Como deve ser feito um aterro sanitário?

Índice

Como deve ser feito um aterro sanitário?

Como deve ser feito um aterro sanitário?

O seu funcionamento é basicamente assim:

  1. A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
  2. A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo.

O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?

Independente do tipo, a decomposição dos resíduos depositados nos aterros sanitários gera como subprodutos o chorume e o biogás (metano), que precisam ser tratados para não causar contaminação.

Como é feito o aterro controlado?

É a fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Nele é feita uma contenção do resíduo, que é coberto por uma camada de argila e grama. Também é feita a recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de resíduo, diminuindo a sua absorção pela terra. ...

Por que o aterro sanitário não é o método mais adequado de tratamento dos resíduos?

Sendo assim, a disposição final de resíduos sólidos em aterros sanitários, em razão da mudança da percepção ambiental da sociedade, não é mais considerada como a principal solução para descarte de resíduos. Dispor resíduos em aterro é não reaproveitar os recursos sólidos, que ainda podem gerar lucro.

O que o aterro sanitário evita?

Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.

Quais cuidados são tomados na construção de um aterro sanitário?

A construção de um aterro sanitário exige alguns cuidados: o aterro deve ser pouco permeável, isto é, deixar passar pouca água e lentamente; o aterro deve ser distante de qualquer lugar habitado; não deve haver lençol subterrâneo de água nas proximidades do aterro.

O que tem no lixão?

Principais impactos ambientais

  • Contaminação do solo pelo chorume, líquido escuro e nesse caso tóxico proveniente da decomposição da matéria orgânica;
  • Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo;
  • Mau cheiro;
  • Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças;

Qual é a porcentagem de lixo que vai para os aterros sanitários?

Do total de volume de lixo sem recuperação, 46,65 milhões de toneladas (75,6%) vão para 607 aterros sanitários que cumprem as normas ambientais.

Qual é melhor aterro sanitário ou controlado?

Diferentemente do aterro sanitário, o aterro controlado não tem o solo impermeabilizado, de forma que não é tão eficiente no controle da poluição. Além do mais, o aterro controlado não conta com sistema de captação de chorume e gases tóxicos. Apesar disso, o aterro controlado é mais vantajoso que um lixão.

O que é lixo controlado?

No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.

Qual a função do aterro sanitário?

De acordo com especialistas do setor: “é um mercado amplo e promissor ”. A função do aterro sanitário é isolar os resíduos sólidos de qualquer contato com o mundo exterior. Garantir assim a decomposição da matéria orgânica de maneira adequada a fim de evitar impactos ambientais e disseminação de doenças.

Como é organizado um aterro sanitário?

Como é organizado um aterro sanitário? O que difere os aterros sanitários das demais formas irregulares de disposição é a sua organização estrutural. Visto que conta com o apoio técnico de engenheiros e pessoal qualificado (tratoristas, motoristas, etc.) para execução das tarefas diárias.

Como é feita a seleção de áreas para aterro sanitário?

Como é feita a seleção de áreas para aterro sanitário? Abra seus olhos para o amplo mercado de resíduos sólidos cheio de oportunidades que poucos comentam. Atualmente o aterro sanitário é a forma mais viável de destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Como fazer uma gestão eficiente de aterro sanitário?

Como fazer uma gestão eficiente de aterro sanitário? A gestão dos aterros sanitários deve seguir a norma ABNT NBR 8419/1992, de forma que a sua vida útil seja de no mínimo dez anos. Após o encerramento das atividades, o aterro deve ser monitorado por mais dez anos, pois a produção de chorume e de gases tóxicos continua acontecendo.

Postagens relacionadas: