Como deve ser o atendimento a um aluno com deficiência visual ou auditiva?

Índice

Como deve ser o atendimento a um aluno com deficiência visual ou auditiva?

Como deve ser o atendimento a um aluno com deficiência visual ou auditiva?

Neste caso, procure ou indique uma pessoa que possa ajudar. Você não deve ter receio de fazer ou dizer alguma coisa errada. Aja sempre com naturalidade. Se ocorrer alguma situação inusitada, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.

Quais as adaptações ambientais devem ser promovidas na escola para atender alunos com deficiência motoras?

O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso (principalmente nas áreas externas). A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras, brinquedos, salas de informática e demais ambientes.

Como devo explicar direções para uma pessoa cega?

* Ao explicar direções para uma pessoa cega, seja o mais claro e específico possível, de preferência, indique as distâncias e posições: a sua esquerda, daqui mais ou menos 3 passos, uns 5 metros a sua frente... * Fique a vontade para usar palavras como "veja" e "olhe". As pessoas cegas as usam com naturalidade.

Quais as ações que podem ser desenvolvidas na sala de aula com o aluno com baixa visão?

ILUMINAÇÃO

  • Observar se os ambientes em sala de aula, escadas, entradas e corredores estão iluminados e se a luz é bem distribuída.
  • Posicionar o aluno de forma que a claridade não incida diretamente sobre os seus olhos, cause brilho ou gere sombras que atrapalhem sua leitura e escrita.

Como a escola pode planejar a proposta pedagógica para incluir os alunos com deficiência?

A equipe escolar diante dos alunos com deficiência pode planejar sua proposta pedagógica conforme dispõe a Lei 9394/96: Para a educação infantil deve garantir o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (artigo 29).

Como se comunicar com alunos com deficiência auditiva?

Para os alunos com deficiência auditiva, é preciso atentar também à comunicação. Ainda que você não domine a linguagem dos sinais, tenha boa vontade para estabelecer contato por meio de expressões faciais, gestos, desenhos etc.

Qual é o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência visual?

1144 Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Visual Nesta perspectiva, abordaremos os seguintes conteúdos: baixa visão; alfabetização e aprendizagem de pessoas cegas e com baixa visão; uso de recursos didáticos para sua educação; finalizando com algumas perguntas freqüentes acerca desses temas.

Qual a importância da inclusão de aluno com deficiência auditiva?

A Importância Da Inclusão De Aluno Com Deficiência Auditiva Na Escola De Ensino Regular De Naviraí/MS: Um Estudo De Caso. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 12, Vol. 03, pp. 153-169 Dezembro de 2018. ISSN:2448-0959

Qual a deficiência sensorial de uma criança?

Quando uma criança nasce, a família deseja que ela não apresente nenhum tipo de deficiência, seja física, cognitiva ou sensorial. As deficiências sensoriais, do ponto de vista científico, dizem respeito a alterações em um ou mais órgãos dos sentidos.

Postagens relacionadas: