Como deve ser elaborado o pedido em uma ação?
Índice
- Como deve ser elaborado o pedido em uma ação?
- Como deve ser feita uma petição inicial?
- O que é o mérito em uma petição inicial?
- Qual a relação entre o pedido e a decisão judicial?
- O que é pedido e causa de pedir?
- Como deve ser feita a petição inicial?
- Qual o prazo para emendar a petição inicial?
- Quais são os requisitos da petição inicial?
- Como mudar a petição inicial?
Como deve ser elaborado o pedido em uma ação?
O pedido deve ser determinado e certo, salvo exceções dispostas no artigo 324, sendo assim, através da petição inicial o autor deve indicar o conteúdo pretendido, podendo também apresentar pleitos, p. ex., reconvenção.
Como deve ser feita uma petição inicial?
Passo a passo de como fazer uma petição inicial
- Defina uma estratégia. O jogo processual inicia muito antes da petição inicial. ...
- Adote o seu próprio modelo. ...
- Atente os requisitos da petição inicial. ...
- Narre a história do seu cliente. ...
- Deixe de lado a estrutura: dos fatos, do Direito e do pedido. ...
- Elabore um bom fechamento.
O que é o mérito em uma petição inicial?
A discussão de mérito envolve a argumentação do direito material que é alegado pela parte autora. Essa questão pode ser dividida em: preliminares de mérito, indireta ou prejudicial: prescrição e decadência; mérito direto ou em sentido estrito: motivação, fundamentação e pedido do autor.
Qual a relação entre o pedido e a decisão judicial?
O pedido é o elemento que compõe o processo, eis que a decisão judicial de mérito recairá sobre esta pretensão processual, e não sobre a pretensão de direito material. ... Julgar o mérito é julgar esta pretensão, manifestada em juízo através de um pedido.
O que é pedido e causa de pedir?
É um dos elementos identificadores da ação, constituída pelos fatos e fundamentos jurídicos do pedido formulados pelo autor na petição inicial. Desta feita, a parte, quando busca o Judiciário, invariavelmente pretende alguma coisa (o pedido).
Como deve ser feita a petição inicial?
Não deve ser composto apenas da substância – dos fatos. Deve ser também acompanhado das razões pelas quais a parte vai ao juízo. Dá atenção, portanto, à construção narrativa dos fatos para a ação [1]. Importa ressaltar que a petição inicial somente pode ser proposta por aquele que tenha interesse de ação.
Qual o prazo para emendar a petição inicial?
Embora haja previsão legal para a emenda da inicial, o prazo é de apenas 15 dias. E a jurisprudência evidencia a existência de extinções pela perda do prazo de diligência. Emenda da petição. Em caso de inobservância dos requisitos, o autor será notificado para emendar a petição inicial.
Quais são os requisitos da petição inicial?
O Art. 322 do CPC fala especificamente de um dos requisitos da petição inicial: o pedido. A referência a ele consta no inciso IV do Art. 319, que é o que determina o que a petição inicial deve conter: o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) pertencentes ao autor e ao réu;
Como mudar a petição inicial?
Modificar - modificar, aqui, é mudar. Modificar a petição inicial (ou modificar o libelo, como usam alguns autores) equivale a mudar o pedido e/ou a causa de pedir, de uma maneira tal que o pedido e/ou a causa de pedir originários passam a ser outros. É a este quadro que o legislador se refere no enunciado do art. 264 do CPC.